O real significado que você não conhecia por trás de letras de músicas que você provavelmente conhece ou já ouviu falar

Ouvir música é, de fato, um ritual na vida de muita gente. Nos deparamos com música toda hora e por todo o lado! Seja pra dançar, questionar, curtir, cozinhar, mandar o passinho, dormir, comer cream cracker, o que for. Mas você já parou pra pensar se existe alguma história por trás das letras dessas músicas? Parece que algumas têm sim um significado muito bacana. Vamos conferir alguns?


Jeremy por Pearl Jam 


A letra escrita pelo vocalista da banda, Eddie Vedder, conta a triste história de Jeremy Wade Delle, um estudante do Texas que, aos quinze anos de idade cometeu suicídio na frente de seus colegas de classe. 

De acordo com testemunhas, Jeremy chegou à sala de aula com um revólver, o colocou na boca e atirou antes que qualquer um pudesse fazer alguma coisa. Delle era descrito como um garoto tímido e que aparentava estar sempre muito triste. Sua morte foi notícia, e através da matéria publicada em um jornal, Eddie Vedder inspirou-se a escrever a letra. 

O vocalista da banda Pearl Jam explica quando questionado sobre a canção: 'Veio de um pequeno parágrafo em um papel, significando que você se mata e faz um sacrifício como forma de vingança. É só o que você vai conseguir, um parágrafo no jornal. Dezessete graus e nublado numa vizinhança suburbana. Esse é o começo do clipe, que é igual ao final do clipe, nada acontece … nada muda. O mundo continua e você se foi. A melhor vingança é viver e provar que você consegue. Seja mais forte que aquelas pessoas. E aí você poderá voltar. ''




Pais e Filhos por Legião Urbana

Poucos sabem, mas uma das mais famosas músicas da lendária Legião Urbana, conta a história de uma menina que se suicidou após diversas brigas e desentendimentos com seus pais. 

Cada verso da canção traz um pouco dessa relação, se pararmos pra refletir trechos como ''Por que o céu é azul?'', percebemos um questionamento infantil, enquanto que trechos como ''vou fugir de casa.'' nos revela uma postura mais rebelde. Além disso, o refrão da música nos passa uma linda lição de amor, nos motivando a amar sem pensar no dia de amanhã. 

O próprio Renato Russo, letrista da canção, esclarece em uma declaração: ''É uma música sobre suicídio. Ela é muito, muito séria. Me desgasta para caramba quando a gente toca, e as pessoas não percebem. É sobre uma menina que tem problemas com os pais, ela se jogou da janela do quinto andar e não existe amanhã. Eu acho bacana, é uma música bonita, mas existe um clima em torno de algumas músicas da gente que me assusta. Quer dizer, cada pessoa interpreta à sua maneira, mas isso é uma música seríssima, é que nem Índios. Eu não aguentaria ouvir duas vezes seguidas. Eu gostaria, então, que as pessoas prestassem mais atenção na letra e vissem que é uma coisa muito forte.''


Pride (In The Name Of Love) por U2

A música refere-se a Martin Luther King, pastor e ativista político, assassinado em 4 de abril de 1968. Um dos maiores líderes da história, lutou pelos direitos civis dos negros e pela igualdade social. E merecidamente, recebeu em 1964, o prêmio Nobel da Paz. Um de seus marcos foi seu memorável discurso (''I Have A Dream'') em Washington. A banda irlandesa U2, homenageia King com a canção Pride (Orgulho). ''One man come in the name of love''



Conversa de Botas Batidas por Los Hermanos

Eis uma história de amor! A música Conversa de Botas Batidas é baseada, também, em uma notícia de jornal. A letra foi inspirada num casal de idosos que estava em um hotel que desabou. A história seria a seguinte: O dois já estariam juntos há trinta anos, e mesmo viúvos, tinham medo da rejeição de seus familiares. Encontravam-se sempre no mesmo hotel, Estrela de Copacabana, que já tinha problemas em sua estrutura. 


Certa manhã, o prédio começou a apresentar sinais de que ia desabar, funcionários do hotel fizeram uma limpa, conferindo de quarto em quarto se havia mais alguém. Entretanto, ao baterem na porta do quarto em que estava o casal, ninguém respondeu. Como esperado, algumas horas depois, já à noite, o prédio veio a baixo. 

A princípio o desabamento não havia deixado vítimas, mas após sete dias acharam os corpos dos idosos que pela posição, estariam abraçados. A letra sugere uma possível conversa entre os dois, que sabiam que o fim estava próximo mas independente de qualquer coisa, pra eles, naquele momento, só os importava amar. A partir daí, todos os versos da canção passam a fazer sentido.