A maioria das lideranças no mundo é formada por homens, e no planeta tecnológico não seria diferente. Mas algo novo está acontecendo, com os avanços da integração na sociedade essa realidade está mudando, as mulheres estão cada vez mais presentes nesse segmento.

Um exemplo é a professora Clarisse Sieckenius de Souza, do Departamento de Informática do Centro Técnico Científico da PUC-RJ, que foi a primeira brasileira homenageada em um projeto internacional que visa a participação da mulher na ciência da computação, cujo nome foi incluído em um baralho feito pela “Notable Women in Computing”, que prestigia 54 especialistas na área.
  

O baralho foi organizado pela professora Susan Rodger, da Universidade de Duke nos Estados Unidos, que tem como objetivo registrar a história de cada mulher com reconhecimento internacional no mundo da computação e ser apresentado a alunos, principalmente do ensino médio, para que possam conhecer as diversas áreas dentro da computação e a história dessas mulheres dentro de cada área. A pesquisa de Clarisse Sieckenius de Souza se encontra na área de Integração Humano Computador (IHC), a qual foi uma das primeiras no Brasil. Além disso, a professora foi eleita pesquisadora pela Human Computer Interaction Academy, também conhecida popularmente como: CHI Academy.

“Fiquei surpresa e me senti honrada com a iniciativa, que assim homenageia todas as cientistas da computação brasileira. Acho que é uma forma de reconhecimento ao nosso trabalho e de estímulo às novas gerações. A variedade de gênero é importante para o desenvolvimento da tecnologia” diz a professora.


Isso mostra que mesmo nas áreas onde a predominância é dos homens, as mulheres podem tentar e conseguir o seu espaço. Vagarosamente, elas estão fazendo a igualdade entre os gêneros na área da Computação acontecer, e com isso encorajam e motivam outras pessoas a trilharem os mesmos caminhos.


Prêmio recebido pela professora pela sua contribuição na área de Integração Humano Computador

Se você quer saber mais sobre a pesquisadora, visite o site AQUI