No dia 26 de Março, o colégio Intercultural Brasil – Estados Unidos recebeu a visita do palestrante Oscar Roldan. Na palestra, os alunos puderam conhecer sobre a missão da ONU e os diversos setores e países em que a ONU atua. 

Atualmente, Oscar trabalha na agência da ONU responsável pelo desenvolvimento econômico das cidades, a ONU-Habitat. Em entrevista ao Intercultural News, ele contou a missão das Nações Unidas e também sobre o seu trabalho.




















Você poderia falar um pouco mais sobre você? Como tem sido a sua carreira profissional e a sua formação?
Meu nome é Oscar Fernando Marmolejo Roldan. Eu nasci em Cáli, Colômbia. Fui estudar em Paris quando tinha 14 anos de idade e lá finalizei meu segundo grau. Fiz a graduação, mestrado e doutorado em engenharia e comecei a trabalhar com a UNESCO, que é a agência da ONU que tem como foco a educação e a cultura, depois trabalhei com a Organização Mundial da Saúde, a OMS, e agora trabalho na ONU-Habitat e com o Banco Mundial.



Atualmente, você está trabalhando na ONU-Habitat. Como funciona a organização e como é o trabalho por lá?

Olha, como eu disse (na palestra) as Nações Unidas têm diferentes agências especializadas. E eu trabalho na parte de desenvolvimento econômico territorial, e isso significa fazer com que os territórios, quando digo território pode ser: município, cidade e países sejam competitivos, tenham economias fortes. E se eles têm economias fortes, aí incentivá-los a crescer a partir do estado. 


O estado, o poder local, o poder estadual, o poder nacional incentive todos os mecanismos que o estado tem de governar e incentive empregos, ingresso digno, cadeiras produtivas, tecidos produtivos, por exemplo, você me pergunta como isso funciona: Muitas vezes uma empresa pode se instalar em um território e essa empresa negocia com o poder local, se a empresa gera, por exemplo, 100 empregos, então você negocia com o poder local e esses empregos serão das pessoas que habitam o local e aí o governo local pode dar incentivos fiscais para que essas empresas continuem produzindo no território, significa uma troca, e acaba tendo ganhos de todos os lados.


Qual a missão que a ONU tenta passar para o mundo?

Um mundo em paz, esse é o objetivo fundamental das Nações Unidas. E para isso, nós temos as agências especializadas. Isso significa as agências de cooperação técnica que viabilizam e incentivam como nós podemos viver melhor. Significa um mundo em paz, onde exista menos desigualdade, um mundo onde os direitos humanos sejam respeitados, um mundo onde tanto brancos, pretos, mulatos, amarelos e outros tenham a possibilidade de terem seus direitos respeitados. Sem diferenças, um mundo inclusivo.