Imagina que incrível você estar passeando por algum lugar. Vamos imaginar a orla de uma praia cheia de prédios, construções, lojas, shoppings, uma paisagem totalmente modificada, típica de um meio urbano. Você está andando pela orla dessa mesma praia, e de repente, ao apontar a câmera do seu celular para determinado lugar, você começa a ver como o lugar era em centenas de séculos passados. 

O mesmo lugar, agora com florestas, matas e animais, e logo começa a notar que nada daquilo estava ali e ver como as coisas mudaram ao longo dos anos. Então, sejam bem-vindos! Pois é assim que funciona o aplicativo PIVOT. Com a proposta de guardar as memórias e todo o conteúdo histórico de um lugar, e mostrar a realidade a anos atrás é que a inventora Asma Jaber, decidiu criar o PIVOT. 

O aplicativo, que está em fase de testes, funciona como um sistema de realidade aumentada, onde as pessoas ao apontar a câmera dos tablets ou smartphones para determinado lugar poderão ver como o lugar era, e assim entender e preservar a memória cultural e todos os patrimônios deixados pela história. 

Para aqueles que questionam a funcionalidade do aplicativo, o PIVOT já ajuda em diversos lugares do mundo, atuando como uma ferramenta essencial no resgate de memórias de lugares inacessíveis, ou determinados países que sofrem com frequentes conflitos e guerras. Crianças que hoje nascem em zonas de conflitos, em algum lugar e tempo poderão ter a chance de conhecer como era o lugar onde elas moram quando não havia a guerra. 


O aplicativo já é destaque em várias revistas especializadas em tecnologia e já conquistou o Prêmio Harvard Innovation Lab. Atualmente, o desenvolvimento do projeto é patrocinado por doações de toda parte do mundo, através do site de doações coletivas “Kickstarter”. 

O PIVOT já pode ser acessado no Campus da Universidade de Harvard, e a previsão de lançamento para o público geral está prevista para Abril de 2015. Lugares inacessíveis, mas repletos de conteúdos históricos como Palestina, Síria e Iraque foram as primeiras localizações adicionadas ao aplicativo. A intenção do aplicativo é expandir as áreas e também mapear pontos turísticos e suas trilhas. 

Uma coisa é certa, enquanto as máquinas do tempo ainda não estão prontas, o PIVOT é a melhor solução para voltar no tempo e conhecer um pouco da história do mundo.