Veneza: Patrimônio da Humanidade, segundo a UNESCO


A cidade de Veneza se localiza na Itália. É muito conhecida por seus diversos pontos turísticos, como a Praça de São Marcos e a famosa Ponte de Rialto, suas numerosas igrejas e museus, por suas atrações internacionais, como o Festival de Cinema e a Bienal de Artes. É também conhecida por seus cassinos, pelo carnaval e pelos passeios românticos, levando muitos casais a escolherem a cidade para passarem suas luas-de-mel. O símbolo de Veneza é o leão alado, e pode ser visto em todos os grandes locais.


A Praça de São Marcos é o principal destino daqueles que visitam a cidade. É uma das mais importantes praças da Itália, conhecida em todo o mundo por sua beleza. Nela, você pode encontrar a Basílica de São Marcos, o Palácio dos Doges, a Torre do Campanário, o Museu Correr, a Biblioteca Marciana e o Café Florian, com mesas ao ar livre.


A Ponte do Rialto também é um dos principais pontos turísticos da cidade. A Ponte do Suspiro tem uma realidade bastante interessante por trás de seu nome: Foi chamada deste jeito porque lá havia um presídio e quem passasse por essa ponte estava dando seu último suspiro antes de ser enforcado.

A Basílica de São Marcos é a mais famosa igreja da cidade. Com um estilo Bizantino Gótico, a igreja é repleta de lendas, mistérios e espiritualidade, assim como a própria Veneza. No interior, suas paredes e pisos são recobertos com mosaicos. Lá, encontram-se também os Cavalos de São Marcos, que são quatro estátuas de cavalos em bronze.



A Bienal de Veneza é uma exposição internacional de arte, como o Festival Internacional de Cinema, festivais realizados na cidade. Este evento acontece no Palazzo del Cinema. Na competição, é escolhido o melhor filme do ano, que é denominado de "Leão de Ouro". 

O Carnaval de Veneza é muito famoso pela diversidade de fantasias. Ele surgiu no século XVI para a nobreza se disfarçar e sair para se misturar com o povo. 


Na cidade, também são famosas as gôndolas: Embarcações da Lagoa de Veneza. Elas fazem a maioria dos transportes de turismo ao longo do pequeno canal, são pintadas de preto porque, durante o período de dominação dos austríacos, eles achavam que a população era muito feliz e divertida, então havia necessidade de deixar as pessoas menos felizes durante a cobrança dos impostos.




Segundo o nosso professor, Francisco Evandro, que já esteve em Veneza, ''Para sentir e apreciar essa realidade temos que vivenciar estando presente nessa bela cidade.''




Por Kremmellin Barbosa
Revisado por Ana Maria