O forró, ritmo típico brasileiro, chega à Europa com grande receptividade


Um assunto muito pautado recentemente, é a visão dos estrangeiros com relação ao Brasil, aquele papo antigo de que brasileiro é malandro ou aproveitador já deu bastante o que falar. Além desses, já estamos acostumados com diversos estereótipos que nos são atribuídos sem o mínimo conhecimento de nossa cultura. À partir destes conceitos de choque cultural, causados pela globalização, decidimos entrevistar Jorge da Silva Sousa, um brasileiro que vive há mais de uma década na Europa, onde compõe um grupo de forró chamado ‘’BenTiVi’’, formado quando se mudou de Portugal para a França.

Jorge nos revela que sair do país não foi fácil, pois mesmo empolgado com as oportunidades de emprego em Portugal, sentiu-se afligido em ter de deixar sua família aqui no Brasil. 

Quando perguntado se os europeus nos vêem de forma estereotipada, o músico diz que no geral foi tratado bem, e que por mais que alguns franceses tenham ‘’um pé atrás’’ com os imigrantes, não chegou a ser maltratado. 



Em relação ao seu trabalho como músico, e a receptividade européia com o forró, Jorge acrescenta: - A música brasileira é reconhecida no cenário musical francês com os cantores sertanejos, o que acabou abrindo caminho para o forró. Temos sempre um público bom, pois os franceses curtem as músicas latinas, e como na França a imigração de brasileiros é muito grande, o ritmo está sendo ensinado a eles. - finaliza.


Por Rafael Bahia
Revisado por Carolina Oliveira