O Google que é buscador, criador do sistema operacional Android, uma das empresas mais bem avaliadas do mundo, chegando a custar um trilhão de reais em 2013, e sendo considerada a melhor empresa para se trabalhar, agora também pretende revolucionar o mercado dos smartphones, e dessa vez, o Android não é mais o foco.


O mais famoso buscador do mundo vem desenvolvendo um protótipo de um celular modular. O que? Como assim? Então, essa é a proposta do Project Ara, uma nova tecnologia que te dará total liberdade para montar e desmontar o seu aparelho de acordo com as suas preferências. 

Já imaginou ao invés de comprar um novo celular por querer uma câmera melhor, comprar somente a parte da câmera? Ou melhor, comprar o “block” da câmera? Ou então, querer um novo processador para conseguir rodar aquele jogo “pesado”, e poder simplesmente encaixar a peça com o processador adequado? A tecnologia por trás dessa nova forma de celular está sendo feita pela Motorola, e é conhecida como “Phoneblock”, que em tradução livre fica com o sentido de “Celular em bloco”/”Telefone em partes”. Os aparelhos contarão com uma parte principal, conhecida por “endoskeleton”, onde outras peças poderão ser conectadas de acordo com as suas necessidades.

Segundo a empresa, em casos como quebra do display, o próprio consumidor poderia consertá-lo facilmente. A solução seria apenas encaixar outro display. Como o projeto ainda é um protótipo e está em fase de desenvolvimento, a Google preferiu não divulgar a data de lançamento do aparelho e nem o possível preço no mercado. O Project Ara é fruto de uma parceria entre a Google, Motorola e o designer holandês Dave Hakkens, responsável pelo conceito de Phoneblocks e convidado pela Google a fazer parte da equipe de desenvolvedores.


Confira na prática como funciona tudo isso!