Atualmente, o sonho de muitos estudantes brasileiros é estudar nos Estados Unidos. E isto ocorre porque as oportunidades e opções de estudo são bem maiores lá do que no Brasil. Entretanto, o custo de vida nos Estados Unidos é alto, o que faz com que este sonho não seja acessível para uma boa parte da população brasileira, e isso só causa malefícios, pois muitas pessoas com grandes potenciais que poderiam virar ótimos profissionais se tivessem um pouco mais de conhecimento especializado, são rejeitadas no mercado de trabalho porque não tem uma boa formação. E por este motivo existem algumas fundações que ajudam pessoas que tem condições financeiras não favoráveis, com bolsas de estudo, e uma dessas fundações é o EducationUSA. 

O EducationUSA é uma fundação que visa ajudar alunos que não podem pagar os seus estudos nos Estados Unidos e que ou querem ingressar em uma faculdade norte americana, ou querem fazer uma parte da graduação em um país diferente que faz a mesma, e ainda para aqueles que querem fazer uma pós-graduação nos Estados Unidos. 

A fundação conta com um conjunto de projetos, parcerias e programas como Ciência Sem Fronteiras, Oportunidades Acadêmicas, entre outros, para a sua formação. Entretanto, para conseguir uma bolsa de estudo ou ingressar em um dos programas oferecidos, são necessárias algumas exigências, independentemente do projeto ou do programa que a pessoa irá participar. 

Apesar de existirem algumas exigências, as principais são os ‘’5 STEPS”, ou seja, os cinco passos iniciais para poder passar para qualquer programa ou bolsa de estudo do EduicationUSA. O primeiro passo é conhecer as opções que o estudante, buscando no site oficial todas as opções possíveis do candidato. O segundo passo é ver a forma que o estudante pode custear os seus estudos, o que o candidato pode ou não pagar. O terceiro passo é preparar a candidatura do estudante, falando com professores e/ou diretores da escola ou da faculdade para que eles façam cartas de recomendações e possam fazer uma análise do histórico escolar do estudante. O quarto passo é saber tudo que é necessário sobre o visto de estudante, e solicitar o mesmo. O quinto e último passo é reunir todo o material e documentação necessários para ir para os Estados Unidos. 

Além dos ‘’ 5 STEPS’’, o EducationUSA tem outras exigências para o processo de admissão, que são feitas pelas faculdades americanas . A primeira exigência é a comprovação da proficiência do estudante em inglês, que é feita através do TOEFL ou do IELTS. Na segunda exigência é necessário que o estudante faça uma prova que contém uma redação em Inglês, Matemática e Inglês, que é feita ou pelo SAT ou pelo ACT. A terceira exigência é a documentação escolar, o candidato precisa ter um ótimo histórico escolar e cartas de recomendações de professores e diretores, e a documentação complementar, as atividades extracurriculares, os trabalhos voluntários e as premiações do estudante. A última exigência é que o candidato faça uma composição que o apresente, onde o candidato fala sobre ele mesmo. E uma das exigências que mais contam no processo admissional é o candidato mostrar o diferencial, cada detalhe conta, por isso é necessário, por isso é necessário persistência, determinação, foco, atenção e esperança. 

Como dito anteriormente, é necessário o diferencial para que o candidato consiga ingressar em uma faculdade norte americana, inclusive para o candidato receber uma bolsa de estudos. O programa que dá bolsa de estudos é chamado de LOANS, onde o estudante faz o ensino, cursa a faculdade e só depois da conclusão do curso que o estudante paga os seus custos; para o LOANS o mérito na hora de ganhar bolsas é muito importante. 

Então não deixe essa grande oportunidade passar, com um pouco de esperança, determinação, confiança, foco, perseverança e esforço, não há nada tão difícil se tentarmos. Independente das circunstâncias, você pode conquistar o que você quiser. Então, simplesmente não fraqueje, vá e tente, vá e faça! Não é fácil passar, mas também não é difícil! Dê o seu melhor, pois você será ainda melhor se uma boa formação tiver. Ótimas faculdades para te transformarem em um ótimo profissional. 

Para mais informações acesse o site do Education USA e fique por dentro de todas as novidades na páginda do Facebook

E lembre-se!

‘’O vencedor diz: ‘Talvez seja difícil, mas não é impossível ’ e o perdedor diz: ‘Talvez seja possível, mas é difícil demais’’. (Gilclér Regina)

Por Aline Santos