Café literário: O projeto que incentiva a literatura a viver no dia a dia.

Na última sexta-feira, 10 de junho, foi apresentado no Intercultural Brasil- Estados Unidos, um projeto elaborado pelos professores de português e literatura, o café literário, pelo qual deu a oportunidade para que os alunos pudessem desenvolver trabalhos bem didáticos ampliando seus conhecimentos de forma criativa. O projeto contou com organização e degustação, estando estes na responsabilidade das turmas de 1º ano, apresentações de todas as turmas e palestras de professores e convidados.


O intuito do projeto era mostrar um pouco de literatura e a importância da literatura. Os alunos desenvolveram peças teatrais representando grandes obras literárias, das quais podia observar a grande interação e entrega dos alunos aos seus devidos personagens, para que realmente, principalmente para aqueles que assistiam, pudessem ter a sensação de estar vivendo e presenciando aqueles momentos. Criaram paródias descrevendo a literatura, onde fazia com que o ambiente estivesse cada vez mais literário e elaboraram inúmeros pergaminhos com poemas, cordéis e versos espalhados pela escola, trazendo com eles a aparência da época.


(Apresentações de peças teatrais)


(Leitura de cordéis e apresentação da paródia)

O projeto teve a participação de dois professores da escola pelos quais deram suas palestras para os alunos. Na palestra do professor Francisco Evandro, teve relatos sobre toda a sua carreira de escritor, contando fatos sobre sua história e tudo o que passou até chegar onde está hoje, em sua palestra expôs seus livros e seus prêmios ganhos ao longo do seu trabalho. O professor de história, Peter Pereira, fez uma palestra em que mostrou um vídeo, “a conversa entre ninguém e todo mundo”, relacionado a literatura e ao decorrer do vídeo o professor relacionou a literatura à história. O projeto recebeu também o convidado Vicentinho Freire, escritor e poeta, pelo qual apresentou a dinâmica “amendoim literário”, a dinâmica funcionou sendo distribuído amendoins torrados para os alunos, ao terminar os amendoins, encontrava-se poesias escritas nos papéis.

 (Exposição dos livros do Professor Francisco Evandro)

(Palestra do Professor Peter Pereira)

(Distribuição dos amendoins literários)

Ao término do evento, os professores agradeceram a participação e colaboração de todos para que pudessem tornar este projeto possível. Por resultado, um projeto criativo em que envolveu a todos, incentivando-os a viver um pouco mais de literatura. E mostrando que em poucas coisas que se deixam passar despercebidas também há literatura, pelas quais também podem nos incentivar em muitos momentos da vida.


Matéria escrita por Bruna Porto

Interviews

Most read of the week