O evento acontece nos dias 23 e 26 de Outubro e reune 100 jovens do Rio de Janeiro para discutir assuntos como cidadania global, sustentabilidade, educação e muito mais

Em setembro de 2015, foi assinado em Nova York, pelas Nações Unidas (ONU), o documento que levaria a criação do novo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU, os ODS. 17 objetivos e 169 metas com foco em temas como erradicação da pobreza, igualdade de gênero, promoção da paz e justiça mundial, acesso à educação e o desenvolvimento sustentável fazem parte da nova Agenda Mundial que irá influenciar as políticas públicas de países ao redor do mundo, no mínimo, pelos próximos 15 anos.

Tendo por objetivo incentivar ações que contribuam para o alcance destas metas e promover o conhecimento sobre cidadania global, a Organização não-governamental (ONG) AFS, em parceria com a CISV-Rio, reunirá no próximo dia 23 e 26 de Outubro, na Biblioteca Parque Estadual, 100 estudantes do ensino médio do Rio de Janeiro para participarem do evento EFEITO+ Oficina e Fórum em Educação para Cidadania Global, onde terão a oportunidade de se engajarem, através de oficinas interativas, com assuntos relacionados ao mundo atual e aprender mais sobre como transformar suas comunidades locais através de suas ações, usando a criatividade.


Para somar à iniciativa, o EFEITO + também contará com a presença de especialistas em cidadania global como: Elisabeth Hardt, que se encontrará com os alunos para discutir sobre Aprendizagem Intercultural. O especialista, Ragnar Thorvardarson, do Ministério de Relações Exteriores da Islândia, que levará aos alunos a oportunidade de aprenderem sobre como suas ações estão diretamente ligadas a uma sociedade pacífica e justa. Já para discutir sobre sustentabilidade e mudanças climáticas, o diplomata brasileiro, Gustavo Sénéchal, assume a vez. Amalie Ferdinand, consultora do Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Dinamarca, contribuirá para ao evento com temas relacionados ao crescimento econômico sustentável. Laura Molinari, Coordenadora de Ativismo e Mobilização na rede Meu Rio, oferecerá a sua visão de como podemos tomar ação para criar ambientes seguros e sustentáveis.

Quando questionado sobre seus sentimentos em relação ao evento, o Treinador Internacional Qualificado do AFS Internacional e organizador do Efeito+, Andrés Peñaloza Lanza, responde: “Me sinto muito orgulhoso e feliz de ter a oportunidade de fazer algo que estava sonhando há muito tempo: abrir as portas da interculturalidade para todo mundo, sobre tudo para jovens de diversas realidades, cidadãos em potencial. Me sinto um pouco nervoso também, porque será a primeira experiência e o evento é grande: são 90 participantes e vários palestrantes do Brasil e de fora. Vai ser lindo!”. A aluna Anna Cláudia, estudante do 3o ano do CIEP 117 Carlos Drummond de Andrade, também conta ao nosso jornal um pouco mais sobre as suas expectativas: “A minha principal expectativa é adquirir mais conhecimento sobre assuntos que tenho uma ideia como: sustentabilidade e política, e que ainda assim, infelizmente, há uma certa falta de informações. Também penso em poder interagir com outras pessoas e aprender mais sobre a cidadania global e saber como as pessoas refletem e pensam. E claro, como eu mesma posso, à partir de minhas ações, usar o conhecimento que eu adquirir para tornar as coisas melhores.”

Sobre o AFS:
Os valores da ONG AFS Intercultural Brasil, antigo American Field Service, têm inicio em 1914 durante a Primeira Guerra Mundial, onde jovens motoristas de ambulância entraram em campos de batalha com o objetivo de socorrer os feridos de diferentes nacionalidades, contribuindo assim para a promoção da paz e justiça entre as diferentes nacionalidades. Ao fim da guerra e com a vontade de atuar globalmente para a promoção de um mundo mais justo e tolerante, a organização internacional voluntária, hoje, continua a promover experiências interculturais através de programas de intercâmbio.

Sobre o CISV International:
O CISV oferece atividades educacionais em grupo para promover a compreensão entre culturas ao redor do mundo. A organização tem como foco o estimulo ao respeito pelas diferenças, promovendo assim a tolerância necessária para se criar um mundo mais justo e pacifico.

Para mais informações sobre o Efeito + e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Escrito por Lucas Martins
Redigido por Aline Santos