Nos dias atuais, vivemos em um mundo globalizado onde todo tipo de informação está ao alcance em um click. Porém, muitas dessas riquezas de informações se deve ao jornalismo e à imprensa, que estão presentes bem antes da internet.

O jornalismo tem sido de extrema importância nos dias de hoje, pois sem ele, ficaríamos perdidos sobre o que está acontecendo ao redor do mundo. Ele tem o papel de informar (e notificar) as pessoas coisas importantes, isso inclui trazer à tona informações que na maioria das vezes põe o jornalista em perigo. Só em 2015, foram mortos um total de 110, de acordo com um levantamento publico, publicado pela organização de repórteres sem fronteiras (RSF), sendo que 67 deles foram mortos por motivos relacionados a profissão.

O outro papel de estrema importância, é divulgar qualquer tipo de notícia, seja ela de opinião particular ou pública. Essa característica em particular tornou o jornalismo um meio de acesso indispensável, pois por meio dele vieram à tona muitas verdades e denúncias, um bom exemplo disto é o escândalo da lava - jato, que começou com uma simples denúncia.

O jornalismo tem a habilidade de mostrar a verdade às pessoas, mostrando amplamente todas as partes da história incitando assim o senso crítico da população.

De modo geral, o jornalismo tem intensa participação na história e nos dias atuais. O que a cada dia cresce e "invade" nossos meios de comunicação.

Matéria feita por Marlon Rismo, Revisada por Bruna Porto