A aprendizagem não é resultado única e exclusivamente da necessidade e/ou de interesses internos ao indivíduo; é, antes de tudo, um processo no qual ele vai desenvolvendo e modificando sua personalidade, nas esferas física e mental, por influências externas à experiência humana, produzida ao longo da história. Nesse caso, ao professor, é incumbido o papel de sistematizar os conhecimentos prévios trazidos pelos alunos a partir de seu contexto social, proporcionando atividades dirigidas e orientadas, a fim de garantir um novo significado à sua existência, seja grupal e individual.

O sonho de todo professor é dar uma aula atrativa para os alunos, com uma boa didática, conquistando a atenção dos educandos e o interesse para a construção de uma aprendizagem significativa. Mas, qual seria o segredo para a realização desse desse sonho?

A didática é definida como teoria pedagógica de caráter prático, ou seja, teoria que busca prover respostas a demandas apresentadas pela sociedade à área pedagógica, sobre o desenvolvimento da prática no dia a dia da sala de aula, por meio de princípios construídos sobre a realidade concreta dessa prática, envolvendo um saber tecnológico que implique técnicas e regras sobre como ensinar.


Para que possa crescer em condição saudável e correta, em sua escolaridade, é necessário que tenha disciplina, organização e sempre seja bom exemplo, para que seu professor/mestre, faça seu trabalho e progrida de maneira certa, com sucesso.

Matéria escrita por Maria Eduarda Chambarelli.