Há alguns anos a sociedade tem um contato direto e intenso com as mídias, o que gerou influências, interferências e uma certa manipulação de informação.

A maior parte de toda informação e conhecimento que se tem, provém das mídias, embora tenham muitas fontes de notícias, a sociedade não está isenta de receber as chamadas fake news, que servem para enganar ou obter ganhos políticos e financeiros.

Marketing, publicidade e propaganda são umas das áreas que mais andam juntas quando o assunto é mídia. A sua maior função é anunciar uma ideia ou um produto, de maneira que leve as pessoas a consumir tal coisa. Encontram-se publicidades e propagandas em outdoors e em panfletos, por exemplo, mas o maior número disso está nos programas de TV, rádio e na internet.

A sociedade tem uma ligação forte com novelas, filmes e seriados que passam de uma maneira dinâmica o que acontece no dia a dia da população. Mas acontece que a maior parte dos filmes e seriados não são brasileiros, o que leva a uma influência cultural, mas ao mesmo expande a visão de mundo de quem assiste.

Por último e não menos importante, é preciso destacar a internet como a mídia de maior poder informativo e a mais acessada. Pode-se encontrar programações de TV, seriados, filmes, notícias, informações e conhecimento lá. De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 10.959,90 pessoas entre 10 e 14 anos; 6.911,63 pessoas entre 45 e 49 anos ; 31.079,40 pessoas com mais de 1 a 2 salários mínimos têm acesso à internet.

Com todas as plataformas de mídias citadas acima, tendo em vista todo acesso e influência que tem, conclui-se que as mídias movem o mundo atual, imperando no conhecimento, na informação, no marketing e em muitas outras áreas, passando a ser crucial para todas as pessoas de uma forma geral, independente de idade ou classe social. Se manter informado e entretido pelas mídias passou a ser não só importante, mas também natural.

Escrita por Ana Carolina.
Redigida por Nicole Pires.