Novembro foi o escolhido para ser o mês da conscientização e prevenção do câncer de próstata, que segundo o Instituto Nacional de câncer (Inca), dentre os homens brasileiros  é o segundo mais comum. Os números são alarmantes e um a cada seis homens são afetados pelo câncer e 51% desses homens nunca foi ao urologista, mais um dos motivos para intensificar a campanha preventiva.


Apesar de todo o conhecimento e informação que temos acesso hoje em dia, muitos homens ainda têm medo de fazer o exame de toque, no qual o paciente é diagnosticado com o câncer ou não. O motivo de tantos homens ainda temerem o exame é porque existe um tabu em volta, e muitos homens não o fazem pois acham que isso vai diminuir sua masculinidade ou que esse exame “Não é coisa de homem”.

Toda essa questão começa ainda na criação, muitas famílias criam seus filhos dizendo que existe restrições  de atividades para homens e mulheres, como por exemplo “Homem não chora” e  “Mulher foi feita para trabalhar dentro da casa e cuidar dos filhos”, são exemplos que com certeza muitas pessoas já ouviram e ainda hoje, apesar de tudo continuam ouvindo.

 Então, para que no futuro algo mude é preciso repensarmos em como nossos filhos estão sendo criados, pois os homens e mulheres do futuro são construídos dentro de casa, e essa base será refletida quando forem adultos, se serão conscientes, livres de preconceitos e tabus ou se continuarão acorrentados às velhas manias do passado. Isso não está relacionado apenas à questão  social, o câncer de próstata pode começar a ser prevenido dentro de casa, enquanto os pequenos moldam seu caráter.

É preciso fazer os exames em dia para que não haja risco de sofrimento e morte, pois o câncer de próstata diagnosticado no início do seu estágio tem 90% de chance de cura e em contrapartida se descoberto em um estágio mais avançado tem entre 10 e 20% de chances de sobreviver, ou seja  de 70  a 80% de chance de morrer. Não espere chegar ao nível avançado, previna, faça os exames periodicamente para não ser o próximo a desperdiçar a vida. Saúde é coisa de homem e homem que é homem, previne.

Matéria feita por: Andre Lessa
Redigido por: Nicole Pires