Os meios de comunicação vêm se transformando a cada geração. Há algum tempo, ainda era muito popular o costume de ler jornais impressos, que eram vendidos nas bancas. Porém, hoje em dia, redes sociais como TikTok e Instagram vêm se tornando um dos meios de informação mais populares, principalmente entre adolescentes e jovens, mudando, então, a forma como se relacionam com a informação. 

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Atualmente, os jovens têm absorvido informações e notícias de diferentes fontes nas redes sociais, e esse comportamento é reflexo do ritmo acelerado do mundo atual entre os jovens, porém, é necessário a criação de cidadãos bem informados, sendo essencial a promoção do letramento midiático desde cedo.


As novas fontes de informação 



De acordo com os dados do relatório do Reuters Institute Digital News, entre os jovens de 18 a 24 anos, 1 em cada 5 procuram se informar unicamente pelo TikTok. Segundo destaca as informações apresentadas pelo instituto para o Estudo do Jornalismo, que teve vínculo com a Universidade de Oxford, "Os vídeos estão se tornando uma importante fonte de informação online, especialmente entre os mais jovens. Em certas áreas da Ásia, América Latina e África, as redes sociais são, de longe, a porta de entrada mais importante." O relatório teve como base pesquisas online que foram realizadas pela YouGov em 47 Países,  somando no total de 95 mil pessoas.

Dentre os fatores que motivam a busca nessas plataformas estão:


Formato que prende a atenção: Os vídeos são curtos, diretos e cheios de elementos visuais chamativos que deixam a informação mais fácil de entender e menos cansativa.

Tudo rápido: O conteúdo aparece na hora, do jeitinho que os jovens gostam, porque o algoritmo entende, melhor do que ninguém, o que eles gostam de consumir. 

Confiança nos criadores: Muitos jovens se sentem mais à vontade ouvindo influenciadores e criadores de conteúdo, pois, eles falam de forma parecida com que os jovens estão acostumados a ouvir.

-  Dá pra participar: Nas redes sociais, é possível comentar, compartilhar e até discutir sobre o que está rolando, o que torna tudo mais interativo e interessante.


Desafios e impactos negativos: 


Apesar da praticidade e rapidez de comunicação para os adolescentes e jovens, esse veículo de informação tem trazido efeitos negativos, como: 

- A rapidez da disseminação de notícias falsas; 
- A falta de checagem, onde, nem sempre os jovens conferem a veracidade da notícia, o que pode levar a uma visão equivocada sobre determinados temas sérios; 
- O algoritmo que cria uma bolha, onde só é mostrado no feed o que a pessoa costuma ver, ou seja, conteúdos que têm apenas a mesma opinião; 
- A falta de aprofundamento nos assuntos por serem vídeos curtos; 
- A confusão do assunto com entretenimento, que acaba acontecendo quando informação e diversão acabam se misturando.

Diante dessas debilidades, é necessário destacar a importância da educação midiática e do consumo crítico, que têm como objetivo a formação de estudantes com senso crítico e maior consciência dos fatos e da realidade. Com isso, os estudantes aprendem a lidar com as novas tecnologias, analisando com veracidade as informações produzidas.

É importante ressaltar que além de consumir notícias, é necessário entendê-las e questiona-las para que se possa construir uma sociedade com pensamento crítico e democrático. Tornando, também, necessário o equilíbrio entre agilidade, qualidade e profundidade do conteúdo.

Fontes de pesquisa:
Repórter: Chayane Maria 
Redatora: Ana Lívia Brum