Dirigido por Yann Arthus-Bertrand e Michael Pitiot, o documentário Planeta Oceano reúne uma série de informações que relacionam as nossas vidas com o oceano. Desde uma fonte essencial para a nossa alimentação até ao surgimento de vidas, como relata o documentário, O Planeta Oceano pode ser visto como uma coletânea de informações que nos levam à compreender alguns conceitos geológicos e entender, por fim, a essencial importância dos oceanos em nossa sociedade.

O documentário conta com uma participação extraordinária de uma equipe de fotógrafos subaquáticos, resultado de uma parceria entre a OMEGA e o suporte científico da Tara Expeditions. O documentário também denuncia situações críticas e práticas ilegais que ocorrem nos mares, como a pesca ilegal e até mesmo a corrupção por parte de empresas que driblam a fiscalização para conseguir alavancar o número de venda de seus produtos. Como parte de uma campanha de conscientização à favor da preservação da vida nos oceanos, o documentário foi exibido na conferência Rio+20, em 2012.

Confira a baixo, alguns "screenshots" e algumas frases retiradas do documentário:



"(...) Mas nós, seres humanos, demos um enorme salto nos últimos 20 anos. Nossa consciência evoluiu. Estamos preocupados com a questão ambiental. Mas isso ainda não é suficiente. O tempo está se esgotando. Nesse ritmo estamos seguindo para uma catástrofe. O impressionante é que não vemos o que está acontecendo. Mesmo no coração dessa cidade litorânea, a poluição nojenta impede que possamos entrar no mar. Tivemos que constuir uma piscina para nadar na mais bela baía do mundo. A baía que se tornou perigosa para a nossa saúde (...)"


"Eu evoluo por um consenso, em um grupo. Mesmo compreendendo o que está acontecendo conosco, não posso simplesmente mudar o jeito como as coisas estão acontecendo, mas talvez a nossa percepção compartilhada possa inciar uma reação em cadeia e salvar as nossas espécies. Eu quero acreditar que nós podemos reagir ao tempo."

Confira o documentário abaixo:


Matéria por Victória Dantas.