Dan Gabriel D'Onofre, professor de Hotelaria na UFRRJ, dá palestra sobre o turismo em nossa unidade


O Brasil está presente na lista dos países mais procurados quando o assunto é turismo, atualmente ele ocupa a 45ª posição no ranking dos principais destinos mundiais, segundo uma pesquisa feita pela Organização Mundial do Turismo (OMT). Com sua paisagem natural, uma diversidade de museus, casas de espetáculos, festivais e teatros, o Brasil está no foco do turismo e tem uma tendência de aumentar seu número de visitantes, é o que afirma o professor Dan Gabriel D'Onofre.

Professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) do curso de bacharelado em Hotelaria visita o Intercultural trazendo informações sobre oportunidades de emprego nessa área, dicas e muitas informações sobre esse importante fator econômico que como ele diz, está entre os principais fatores para a economia nacional. Dan explica que a área do Turismo é muito ampla e dinâmica e que está sempre se atualizando. É uma área que engloba diversos setores, indo desde os serviços de hospedagem dos visitantes até ao deslocamento dessas pessoas pela cidade, que é o caso do setor do transporte.
Ele diz que desde os 16 anos já trabalhava em áreas relacionadas ao turismo e hotelaria, deixando claro que o público alvo dessa área é muito diversificado e que muitas empresas contratam jovens devido à grande demanda por profissionais. Grandes eventos como o Rock in Rio, Copa do Mundo, os Jogos Olímpicos e diversos outros eventos de médio porte como o Festival de Jazz em Rio das Ostras e a Festa Literária Internacional de Paraty ganham destaque quanto a eventos populares aqui no Rio de Janeiro, deixando a cidade em primeiro lugar quanto à popularidade não só entre os visitantes estrangeiros como também entre os próprios brasileiros.

A importância de aprender uma segunda língua foi abordada e dita como um diferencial de extrema importância na área do Turismo, uma vez que você estará lidando com pessoas de outros países, fora que com o domínio de outra língua você estará mais aberto às oportunidades de empregos que aparecerão durante a carreira, afirma o professor. Segundo ele, existem muitas empresas que contratam como Jovem Aprendiz, jovens com somente o Ensino Médio completo e o domínio de outra língua. Mas vale ressaltar que para ingressar nessa área como guia de turismo, o caminho é optar por uma profissionalização técnica e não necessariamente é preciso ter um curso superior. Existem também os turismólogos, que por definição do Instituto Brasileiro de Turismólogos define esse profissional como:
“(...) A Lei considera atividades do turismólogo: planejar, organizar, dirigir, controlar, gerir e operacionalizar instituições e estabelecimentos ligados ao turismo; coordenar e orientar trabalhos de seleção e classificação de locais e áreas de interesse turístico, de acordo com sua natureza geográfica, histórica, artística e cultural, bem como realizar estudos de viabilidade econômica ou técnica; coordenar e orientar levantamentos, estudos e pesquisas relativamente a instituições, empresas e estabelecimentos privados que atendam ao setor turístico; entre outras (...)”.
Com isso, o turismólogo é o profissional que define as atividades e planeja tudo aquilo que o guia de turismo irá executar, mas ele não pode fazer o guiamento. 

Dan Gabriel diz que o interesse e um bom conhecimento na área de História e Geografia é ideal. Conhecer regiões mais afastadas dos centros e lugares clássicos é uma boa alternativa e merece destaque, aquele profissional que conhece a Zona Sul e também conhece a Baixada Fluminense terá mais pessoas com que compartilhar seus estudos, gerando até uma demanda maior de interesse por ele. Isso porque muitos pontos turísticos já estão consolidados e que muitos turistas querem conhecer lugares novos e não tão populares ainda. Um fato citado na palestra é o interesse crescente pelo trajeto do Teleférico do Complexo do Alemão, que tem se tornado cada vez mais popular na lista de lugares procurados no Rio.
Aqui no Rio de Janeiro algumas instituições como a FAETEC e o SENAC oferecem o curso de Guia de Turismo, o programa do Governo Federal, PRONATEC, também oferece a jovens de escola pública a oportunidade de ingressar nessa área.

Surgiu alguma dúvida? Tem dúvidas quanto à palestra? Quer conhecer mais sobre essa área? Quer saber como aproveitar a oportunidade dos Jogos Olímpicos? Mande sua pergunta para nós, saiba como aqui