O que falar dessa cidade maravilhosa? Essa cidade de alegria contagiante, de uma beleza própria, que você só encontra aqui. Essa cidade que mesmo com todos os problemas, se mantêm como uma das cidades mais bonitas e queridas do mundo. 
Como falar do Rio de Janeiro ao todo seria muito trabalhoso, e com certeza seria um texto imenso, vamos falar do Rio em partes. Vamos começar falando dos cariocas. Carioca é o nome dado para pessoas que nascem na cidade do Rio de Janeiro, mas ser carioca é algo que vai muito além de nascer no Rio. O carioca é uma pessoa que está sempre com um sorriso no rosto, é uma pessoa simples e humilde, que esbanja alegria. Então você pode encontrar um carioca em qualquer canto do mundo. 
Em seguida, temos o samba. O que seria do samba sem os cariocas? O que seria do Rio sem o Samba? O Samba tem suas raízes na África, mas foi introduzido no Brasil, durante manifestações culturais aqui, no Rio. O Rio deu vida ao Samba e em troca, o samba trouxe alegria para o Rio. Já que estamos falando de música, não podemos deixar de citar o funk carioca, que surgiu nas favelas do estado do Rio. Ao contrário do que muitos pensam, o funk carioca não surgiu nos Estados Unidos, surgiu aqui no Rio, quando DJs estavam em busca de outros ritmos de música negra. O funk possui um ritmo forte , as funkeiras (dançarinas), rebolam em coreografias de acordo com a letra da música. 
É também aqui no Rio que está o estádio do Maracanã, popularmente chamado de Maraca. Foi inaugurado em 1950 para inaugurar a Copa do Mundo de Futebol daquele ano. O estádio do Maracanã é mundialmente conhecido, pois já sediou diversos campeonatos internacionais, como a Copa do Mundo, os Jogos Pan-Americanos e outros. Foi o palco da final Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo FIFA de 2014. E também sediará o futebol e as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olimpicos de 2016. 
E, como estamos falando do Rio, não podemos deixar de citar a praia de Copacabana, localizada na Zona Sul da cidade, é uma das praias mais famosas do mundo e é carinhosamente apelidada pela população de ''Princesinha do Mar''. A praia de Copacabana também já foi o palco de muitos eventos, como campeonatos mundiais de futebol de areia, campeonatos mundiais de vôlei, shows de até um milhão de pessoas e uma das maiores festas de ano-novo do mundo. 
E, claro, não poderíamos deixar de falar do nosso querido Cristo Redentor, que foi eleito como uma das 7 maravilhas do mundo e como o maior símbolo da América Latina. O Cristo é uma estatua que retrata Jesus Cristo, e está localizado no bairro de Santa Teresa. Esta estátua está no topo do morro do Corcovado, a mais de 700 metros acima do nível do mar. 
E, neste ano, nossa maravilhosa cidade completa seus 450 anos. 450 anos de alegria, sucesso, amor e muita curtição. 450 de carioquices. 

Confira esse timelapse incrível em homenagem ao Rio: