Neste último mês de março, os alunos do Intercultural Brasil-Estados Unidos realizaram a primeira sessão via Skype do ano, com os alunos da nossa escola-irmã em Maryland, nos Estados Unidos



As sessões via Skype são conversas entre os alunos da Laurel High School e os alunos do Intercultural Brasil-EUA. Essas conversas têm vários objetivos, dentre os quais podemos destacar o contato com nativos da língua estrangeira, fazendo com que o aluno treine habilidades importantes, como o listening (ouvir) e o speaking (falar); além de testar seu nível de conhecimento.

As sessões são administradas pelas professoras de Núcleo Linguístico, aqui no Brasil; e pela professora de Língua Portuguesa, Renata Nascimento, nos Estados Unidos. Estas sessões duram cerca de 50 minutos, e falam sobre temas variados. As turmas de 2º ano, que trabalhavam o Black History Month, puderam discutir o tema nessas sessões, já que possuem um vocabulário mais amplo. 

As turmas de 1º ano, que trabalham o inglês básico, começaram com perguntas simples como: ''qual o seu nome?'', ''quantos anos você tem?'', ''Onde você mora?'' e etc. Assim, puderam ter sua primeira experiência com alunos americanos da mesma faixa etária.

Os estudantes adoraram a atividade: ''Eu achei bem gratificante, a interação com pessoas que tentamos aprender sua língua foi bem agradável, porque não foi somente aquela coisa de caderno e quadro, foi a fala, o pronunciamento, foi uma coisa bem legal sair dessa monotonia. Por mais que tenha sido rápido, falar com eles, escutá-los falando a nossa língua foi divertido e bem 'gostoso' de se aprender.'', disse Fabrício Nunes da turma 1003. ''É uma boa ideia. O projeto é organizado e está dando certo. É uma excelente oportunidade para praticar o inglês com o pessoal de lá, porque não adianta você estudar e não ter contato. Tem pessoas que fazem anos de curso de inglês e nunca tiveram uma experiência parecida.'' incrementa Isabela Mariano, da turma 1002.