Difícil é encontrar carioca que nunca tenha usado a Ponte Rio-Niterói. Segue então, algumas curiosidades sobre um dos trajetos mais usados do Rio de Janeiro


Você conhece a ponte Rio-Niterói? Sabe onde ela se localiza? Conhece a história da ponte? Quando foi construída e por quem? Por que foi construída? E a pergunta que não quer calar, você sabe qual o verdadeiro nome da ponte Rio-Niterói? Hoje você terá a resposta de todas essas perguntas aqui, no Intercultural News.


A Ponte Presidente Costa e Silva, mais conhecida como Ponte Rio-Niterói, se localiza na baía de Guanabara, no estado do Rio de Janeiro, e liga os municípios do Rio de Janeiro e Niterói. Atualmente é mantida por uma Concessionária privada, a Ponte S/A. Possui um comprimento total de 13,29 km, e um tráfego de 140 mil veículos por dia, é também, a terceira maior do mundo.

A Ponte foi construída com o intuito de ligar dois centros urbanos separados pela baía de Guanabara, de uma forma mais rápida e eficaz. O então Presidente Costa e Silva, em 23 de agosto de 1968, assinou um decreto autorizando a construção da ponte. O projeto foi idealizado por Mário Andreazza, então Ministro dos Transportes. Em 4 de março de 1974, a ponte foi inaugurada e atualmente é de suma importância para o estado do Rio.



Segundo a concessionária Ponte S/A, em fluxos normais, o movimento médio é de 140 mil veículos por dia, mas, tem um acréscimo considerável em vésperas de feriados e fins de semana, já que dá acesso à vias para as praias da Região dos Lagos. Uma outra opção de locomoção de uma cidade à outra, é a linha Rio de Janeiro - Niterói, da CCR Barcas, empresa de transportes aquaviários brasileira. A linha parte do terminal Praça XV, na cidade do Rio de Janeiro para a Praça Araribóia, em Niterói. As viagens duram cerca de 20 minutos.

Hoje o Poder Público já começa a procurar novas alternativas à Ponte. O Estado analisa opções de ligação entre Rio e Niterói, e a principal opção é a construção da Linha 3 do Metrô Rio, atravessando a baía de Guanabara embaixo d'água, fazendo uma ligação que vai da Cruz Vermelha, no Rio, até Niterói.