Imagina que incrível você estar passeando por algum lugar. Vamos imaginar a orla de uma praia cheia de prédios, construções, lojas, shoppings, uma paisagem totalmente modificada, típica de um meio urbano. Você está andando pela orla dessa mesma praia, e de repente, ao apontar a câmera do seu celular para determinado lugar, você começa a ver como o lugar era em centenas de séculos passados.
O mesmo lugar, agora com florestas, matas e animais, e logo começa a notar que nada daquilo estava ali e ver como as coisas mudaram ao longo dos anos. Então, sejam bem-vindos! Pois é assim que funciona o aplicativo PIVOT. Com a proposta de guardar as memórias e todo o conteúdo histórico de um lugar, e mostrar a realidade a anos atrás é que a inventora Asma Jaber, decidiu criar o PIVOT.
O aplicativo, que está em fase de testes, funciona como um sistema de realidade aumentada, onde as pessoas ao apontar a câmera dos tablets ou smartphones para determinado lugar poderão ver como o lugar era, e assim entender e preservar a memória cultural e todos os patrimônios deixados pela história.
Para aqueles que questionam a funcionalidade do aplicativo, o PIVOT já ajuda em diversos lugares do mundo, atuando como uma ferramenta essencial no resgate de memórias de lugares inacessíveis, ou determinados países que sofrem com frequentes conflitos e guerras. Crianças que hoje nascem em zonas de conflitos, em algum lugar e tempo poderão ter a chance de conhecer como era o lugar onde elas moram quando não havia a guerra.
O aplicativo já é destaque em várias revistas especializadas em tecnologia e já conquistou o Prêmio Harvard Innovation Lab. Atualmente, o desenvolvimento do projeto é patrocinado por doações de toda parte do mundo, através do site de doações coletivas “Kickstarter”.
O PIVOT já pode ser acessado no Campus da Universidade de Harvard, e a previsão de lançamento para o público geral está prevista para Abril de 2015. Lugares inacessíveis, mas repletos de conteúdos históricos como Palestina, Síria e Iraque foram as primeiras localizações adicionadas ao aplicativo. A intenção do aplicativo é expandir as áreas e também mapear pontos turísticos e suas trilhas.
Uma coisa é certa, enquanto as máquinas do tempo ainda não estão prontas, o PIVOT é a melhor solução para voltar no tempo e conhecer um pouco da história do mundo.
Founded in 2014, Intercultural News was created to change the way of bringing information about Brazil and the world. Started by a team of 16 members, all of them students of CIEP 117 Carlos Drummond de Andrade Brasil - Estados Unidos, our newspaper has been growing more every single year, always looking for further insight in our editorial line - culture and education – in order to provide our readers with information and knowledge.
Although our office is in our school, our visibility travels the world. And now we have a large audience in other countries, such as the United States and Russia. Our mission is to promote knowledge, academic opportunities and positive news in order to encourage other students to access education and use it as a tool to transform their lives.
We are always concerned about doing the best for our readers and our members. Besides bringing information about the world and promoting knowledge to our team, our aim is to make our members grow and together make the newspaper recognized in the world. Read More
0 Comentários