Sim, o amor está no ar! Pelo menos é o que a turma 2001 do Ensino Médio Intercultural Brasil-EUA vem desenvolvendo durante as aulas de Projeto de Integração Global no mês de maio com a mediação da Professora Renata Chiossi. O tema do bimestre escolhido pela turma foi o - Amor-, que desde o inicio de maio vem sendo trabalhado por meio de diversas ações pela escola que propagam as mais variadas formas de amar.

Em uma discussão durante as aulas, os alunos disseram que o tipo de “Amor” citado em seu projeto nomeado de #ShareTheLove é o amor universal, em suas mais variadas vertentes, ou seja, sem a distinção de cor, etnia, credo ou gênero.


Ao longo do bimestre, a turma fez cartazes que foram espalhados pela escola com frases que inspirassem boas ações, “invadiu” diversas salas em uma distribuição de abraços e demonstrações de carinho a funcionários e alunos e ainda criaram um vídeo de conclusão do projeto, onde ao som da música “Who I Am” interpretada pelo cantor Nick Jonas, apresentam qualidades e também aspectos negativos da personalidade de cada aluno da turma.


A música cita frases como: “I want someone to love me... for Who I Am/Eu quero alguém que me ame do jeito que eu sou”. Ao ser questionado o motivo do vídeo de colocar não só coisas boas sobre a personalidade de cada um, mas também aspectos considerados ruins, a aluna Yasmin Cristiane disse: “Primeiramente, ninguém é perfeito. E a ideia do vídeo, o legal, é que cada um colocou uma característica verdadeira e que muita das vezes as pessoas que não conhecem nunca iriam imaginar isso delas. Serviu para quebrar alguns estereótipos e descobrir o quanto nós podemos julgar errado uma pessoa pelo o que ela não é”. 



A aluna Juliana Abreu declarou: “Eu acho importante porque não são só qualidades que definem uma pessoa. E enquanto filmávamos o vídeo, pude ver que todos procuraram colocar uma característica especial para cada um de nós”. 

Já o aluno Igor Ramos diz: “A intenção era expor uma outra personalidade, um outro lado seu, um lado negativo. E, eu acho que quando você expõe algo sobre você que não é reconhecido por um outro alguém, você transmite a verdade, mostra que ninguém é perfeito, mesmo que isso seja dito universalmente. Mostra que mesmo você tendo aquela personalidade negativa, você consegue expor uma personalidade positiva, contagiar e mais!”. 

Além da campanha online, através das mídias sociais, a turma também receberá palestras relacionadas ao Amor, criará aulas expositivas e, para concluir, esperam realizar um grande ato que envolva todos os alunos da escola. Agora nos resta esperar pelas novas surpresas!

Dois vídeos no formato de campanha serão lançados no dia 13 de maio nas redes sociais, por isso, não perca!

O movimento #ShareTheLove está no Facebook, e você pode acessar clicando AQUI



Assista aos vídeos de apresentação do projeto