Aluno da rede pública se prepara para ir à França pelo projeto Dupla Escola em parceria com o Consulado Francês


Igor Martins é aluno do CIEP 449 Governador Leonel de Moura Brizola Ensino Médio Intercultural Brasil - França, que fica localizado no bairro de Charitas, em Niterói, Rio de Janeiro. A primeira escola pública bilíngue do Brasil que ensina francês se prepara para mandar o aluno à França. O projeto chamado Generation Bilingue oferece um curso sobre a confederação climática do mundo para tentar diminuir a emissão de CO2 na atmosfera, junto a outros 49 alunos de países diferentes. Os requisitos eram os seguintes: estar cursando o segundo ano do ensino médio e ter ou completar 16 anos até junho deste mês.

Segundo Igor, a primeira etapa foi bem simples, os alunos fizeram uma pequena apresentação de si, disseram os motivos pelos quais gostariam de ir à França, fizeram uma apresentação sobre o aquecimento global e também responderam algumas perguntas feitas pelos jurados. Tudo em francês, claro.

''Inicialmente eu não estava muito interessado, eu mal tinha estudado enquanto muitos alunos se matavam para ganhar. No dia do resultado da primeira etapa, onde sairiam seis alunos para a final, eu não estava muito confiante porque eu não tinha estudado muito, quando inesperadamente falaram o meu nome como uma das duas melhores notas do colégio.", conta o aluno, entusiasmado.

A segunda etapa chegou, e com ela, o resultado final; Igor e os outros 5 finalistas esperavam apreensivos. Quando o nome de Igor foi anunciado, o estudante não pôde acreditar: ''Enquanto todos choravam de alegria e decepção, eu não expressava nenhum sentimento. A ficha ainda não tinha caído'', diz o ganhador da viagem. Mas o mesmo não pôde conter a emoção quando encontrou seus amigos do lado de fora da sala do júri e contou a eles o resultado.

Igor Martins ficará na França durante 10 dias, sendo 8 em Paris e 2 em uma montanha de ski. O aluno ficará hospedado em um hotel dividindo o quarto com alguns outros jovens de 49 países diferentes, que assim como ele participarão desta experiência inesquecível.

Torre Eiffel, um dos lugares que Igor espera conhecer

''Estou super ansioso com a viagem, quero conhecer La Tour Eiffel de perto, o Museu do Louvre. Viver um pouco com a cultura francesa. Espero que essa viagem seja espetacular tanto pra mim quanto para o meu currículo.'', fala o futuro viajante com planos promissores.