Hoje, com as novas tecnologias e ferramentas de entretenimento, muitos acabaram esquecendo-se de nossas antigas brincadeiras, que, além de saudáveis, eram super populares nas ruas sem saída e nos pátios escolares. Essas brincadeiras têm sido constantemente substituídas por jogos e até redes sociais, causando um alto índice de sedentarismo entre as crianças, e nesse caso, não dá pra escolher ser café com leite. Pra relembrar os piques e pegas da vida, o Intercultural News entra num clima nostálgico e traz uma lista de algumas brincadeiras que você possivelmente já brincou, e que hoje já estão quase extintas. 

1 - Esconde-esconde


Nesta brincadeira, o procurador fica com os olhos fechados contando até um certo número, enquanto os demais participantes se escondem. Em seguida, as pessoas que se esconderam têm que voltar para o lugar onde o procurador contou e bater no chão, falando ''1,2,3, (Nome da pessoa)''. Injusto mesmo, era quando valia o ‘’1, 2, 3, salve todos!’’, quem nunca ficou sentido em ter que contar tudo de novo? Mas fazer o quê, não é mesmo? Vida que segue.

2 - Pega-pega


No pega-pega, mais conhecido como pique-pega, pode ser jogado por um número ilimitado de jogadores. Nesta brincadeira, o pegador deve correr atrás dos outros e encostar a mão em outro, este outro vira o novo pegador. 

3 - Amarelinha 


Para esta brincadeira você precisa apenas de um espaço no chão, de algo para desenhar nele e de uma pedra. No chão, deve-se desenhar um retângulo dividido em dez retângulos menores (as casinhas), numeradas de 1 a 10. E, depois da última casinha, deve ser desenhada uma meia-lua e escrever a palavra ''céu'' dentro dela.

Para jogar, o participande deve ficar atrás da primeira casinha e atirar a pedra na casinha que não poderá ser pisada. Começando pelo número 1, o jogador atravessa o resto do circuito com pulos em um pé só. Ao chegar no ''Céu'', deve-se fazer o caminho de volta do circuito, pegar o marcador, sem pular na casa onde ele está, e voltar para trás do traçado. 

4 - Pique bandeira 


Nesta brincadeira, os participantes são divididos em dois times. O espaço é divido em dois campos de tamanhos iguais. Cada time deve colocar uma bandeira no local que considerar mais difícil e distante dentro do seu campo. 

O objetivo do jogo é atravessar o campo adversário e capturar a bandeira sem ser pego. Quem for pego deve ficar parado, congelado, no território oposto. O participante poderá ser libertado por alguém de sua equipe que conseguir tocá-lo sem ser pego pelo adversário. 

5 - Cabra-cega


Este jogo é bem simples, um dos jogadores é a cabra-cega, e este deve ter seus olhos vendados. O jogo começa com todos os jogadores em volta da cabra-cega, que fica de joelhos e com os olhos tapados. Então é dito o discurso:

- "Cabra-cega, de onde você veio?"
- "Venho da serra."
- "O que trouxe pra mim?"
- "Trouxe bolinhos de atum."
- "Me dá um?"
- "Não dou."

Então, os outros jogadores dizem: ''Gulosa, gulosa, ...'' e fogem, até que ela apanhe alguém e este alguém será a nova cabra-cega. 

6 - Alerta cor 


Nesta brincadeira, um dos participantes é escolhido para ficar com a bola. Este jogador vira de costas e grita ''Alerta cor, e os outros jogadores perguntam ''Que cor?'', o jogador escolhido para ficar com a bola diz a cor e todos os outros tem que encostar em algo desta cor, o jogador que não estiver encostando na cor pode ser queimado. 

7 - Cabo de guerra


Nesta brincadeira, os participantes se dividem em duas equipes de mesmo número. Os competidores são alinhados há uma linha central. Os dois times iniciam a competição puxando a corda e tentando fazer com que a outra equipe passe pela linha central. A equipe que cruzar a linha central primeiro perde. 

8 - Queimada


Cada time se coloca em um campo e o objetivo é queimar todos as pessoas do outro time. Quando um participante é queimado, ele vai para o cemitério, que fica atrás do campo e, de lá ele ainda pode ajudar o seu time. 

9 - Peteca


O jogo é formado por duas equipes, com dois integrantes de cada lado. É um jogo com regras muito simples, até mesmo nos jogos oficiais, será feito o saque inicial e a peteca passará de um lado ao outro da rede, ganha um ponto o time que fizer o adversário deixar a peteca cair no chão.

10 - Polícia e ladrão


Um grupo é a polícia, o outro são os ladrões. Eles se escondem e a polícia deve capturá-los em um tempo combinado no início da brincadeira. Se a polícia conseguir prender os ladrões no tempo estabelecido, ela ganha. Caso contrário, os ladrões são os vencedores. 

Por Kremmellin Barbosa
Revisado por Carolina Oliveira