Desenvolvedores da Microsoft estão se empenhando na incrível tecnologia Handpose, para a criação de uma técnica de reconhecimento das mãos, pensando em usá-las para fazer simples movimentos em seu computador ou até mesmo nos jogos de interação.

Usando quase a mesma tecnologia do já existente sensores como o Kinect (Xbox), e o Leap Motion, onde identificam-se os seus movimentos das mãos para um computador, desenvolvedores dizem que o sistema pode identificar todos os movimentos sofisticados, ao vivo,que assemelham ao que fazemos normalmente na rotina do dia.

De acordo com o pesquisador da Microsoft Jonathan Taylor, que está participando do projeto, “rastrear as mãos, e as articulações das mãos, é o problema mais difícil”.

O sistema é composto por uma câmera, parecida com a do Kinect que são usados com Xbox. Porém ao invés de identificarem o corpo todo, captam apenas os movimentos das mãos e dedos. Poderá ser usado para controlar robôs em operações perigosas, por exemplo, ou até fazer pegar objetos em um jogo virtual. O ente poderá andar por todo o cômodo, e ainda assim serão reconhecidos os movimentos, não somente das mãos e sim também movimentos suaves dos dedos.

Na Conferência CHI, o sistema Handpose será exposto sobre técnicas de interação do homem com o computador. Pesquisadores tiveram dificuldades de habilitar o computador a captar os movimentos e as imagens. No princípio, desenvolvedores usaram imagens para que o ele entendesse a linguagem, porém não teve um avantajado sucesso, e então, a linha de cientistas começou a usar moldes em 3D.

Beneficiando não somente o uso na interação de jogos, também temos um vantajoso crescimento da tecnologia da robótica. Podemos junto a ela ajudar a robôs fazerem ações simples como abrir uma porta.

Por João Victor
Revisão: Ana Maria