Caia no mundo! - Country of The Week


Aconchegante e incrivelmente bonita, Malta não está no topo da lista dos intercambistas, mas quem procura cultura riquíssima, belas paisagens naturais de tirar o fôlego e mar de um azul celeste, deveria considerá-la como destino. Um dos países mais pequenos da Europa, a República de Malta é um arquipélago no meio do mar Mediterrâneo, ao sul da Itália. A localização fez da ilha se tornar um lugar paradisíaco para se conhecer mais profundamente. E o melhor: estudar inglês! Sem contar que Malta é um dos países europeus com um melhor custo benefício para estudantes.

Além disso, a república faz parte da União Europeia desde de 2004 e mesmo com a crise econômica do bloco, o país conseguiu ser integrante pleno da zona do Euro em 2008. Isso se torna mais um grande atrativo para intercâmbio, já que com o visto de estudante, o intercambista poderá circular livremente pelos países que fazem parte do Acordo Schengen de livre circulação de pessoas. Não podemos esquecer que uma vez que Malta utiliza o Euro, as viagens internacionais pela Europa se tornam ainda mais simples e vantajosas.






















Malta também conta com uma forte indústria de turismo,recebendo anualmente milhares de visitantes que atravessam o mediterrâneo em diversos cruzeiros que tem nas ilhas maltesas uma de suas paradas. Isso faz com que o país seja um lugar de pessoas tão receptivas quanto no Brasil, pois desde sempre o povo maltês está mais do que habituado a viver com estrangeiros – seja por sua localização, por suas paisagens ou pela própria história. Diversos povos passaram por ali, deixando rastros e influências e fortalecendo, assim, a tolerância cultural e religiosa.

Durante uma boa parte de sua história recente, Malta foi uma colônia britânica e teve sua independência conquistada em 1964 através do “Malta Independence Act”, aprovado pelo parlamento britânico. Esse é um dos motivos pelos quais o Inglês, junto com o Maltês, são os idiomas oficias do país. Apesar da independência, os laços com o Reino Unido perduram até hoje. De forma semelhante a outros países que são ex-colônias britânicas, Malta faz parte da Commonwealth – uma organização intergovernamental liderada pelo Reino Unido – e irá organizar o encontro anual dos lideres dos 53 países quea compõe nesse ano de 2015.

Sendo assim, além de Malta ser dona de belíssimas praias e ostentar um dos melhores climas do mundo: sol na maior parte do ano e pouca incidência de chuva. É também um país cheio de história e uma cultura ímpar. Tem também uma culinária típica especializada em iguarias do mar e massas. Para quem aprecia esportes náuticos, Malta é uma ótima opção. A noite é bastante animada, já que o destino é recanto de férias e turismo dos vizinhos europeus. A cultura local também é vasta, cheia de eventos e festivais. Por isso, vale a pena ser explorada.

Essa foi mais uma matéria em parceria com o site do MUNDOBSERVADO, escrita por Vick Dantas e Bruno Curi, com revisão de Ana Maria.