Na última segunda-feira (10) e terça-feira (11), ocorreu um congresso organizado pelo Governo Estadual, com parceria entre a SEEDUC, o Consulado Americano e a Metropolitana 1. Foram dois dias de evento bem cronometrados, seguindo à risca o horário. Como Cerimônia de Abertura, tivemos vários de nossos alunos com dons artísticos e musicais se apresentando para os presentes, que iam desde o canto até a poesia em inglês. Na Cerimônia tivemos a presença do Secretário de Educação (Antonio Neto), do Cônsul Geral (James B. Story), da Diretora Regional da Metropolitana 1 (Neide Braga) e sua equipe da SEEDUC. 


Houveram diretores de todo o Rio de Janeiro para participar do evento, que foram divididos préviamente em 4 grupos que se revezavam entre as Workshops. Tivemos 4 Workshops, cada qual mediada por um diretor americano de prestígio e havia também a presença de seus respectivos intérpretes. Estes diretores renomados foram Pierre Orbe, David Moody, Alex Marrero e Suzanne Roy. Cada diretor tinha sua linha diferente das demais, no entanto, todas elas tinham como objetivo a educação.

Seus principais tópicos foram explicar seu sistema, o colocar para servir de exemplo aqui, falaram excepcionalmente sobre a liderança, relação entre aluno-professor-coordenação, a violência no meio escolar, planejamento e gestão organizacional e um professor e diretor sendo modelo para os alunos. Eles desenvolveram debates e uma espécie de jogos com os grupos.


Chegando ao final do congresso, tivemos o plenário, onde todos os diretores americanos resumiram seu projeto, objetivo e o que esperavam alcançar com os diretores brasileiros e colocaram à disposição um momento para que os diretores brasileiros, que se voluntariassem, dizerem o que acharam, a experiência que ficou e o que mudarão ou começarão a colocar em prática.

Esta matéria foi escrita por Italo Medeiros e revisada por Ana Maria.