A Bienal Internacional do Livro acontece no 
Rio de 2 em 2 anos, no Riocentro, e traz diversas editoras e autores para realizar uma espécie de canal entre os fãs dos autores e de determinadas editoras, em um ambiente propício a leitura e seu incentivo.



A XVII Bienal do livro está acontecendo esse 
ano, teve sua abertura no dia 3 de setembro e vai durar até o dia 13 de setembro. Na “cerimônia de abertura” tivemos a presença do prefeito do Rio, Eduardo Paes, que falou 
sobre leitura e um grande evento que ocorrerá no ano que vem, as Olimpíadas.


Contando com diversos autores brasileiros e estrangeiros de enorme reconhecimento, a Bienal, em parceria com editoras exclusivas, realiza um momento chamado “Café Literário”, para debate de determinados assuntos atuais, com palestras de autores famosos e um momento que envolve perguntas e respostas entre o autor e seus fãs.


O homenageado da Bienal deste ano foi o 
Maurício de Souza, que tem uma parte especial dedicada a sua história e a trajetória da Turma da Mônica, onde contém algo inovador: um Maurício de Souza digital, que fica 24 horas ligado e interage com o público. Nosso querido autor, que tinha presença confirmada somente para 2 dias do evento, surpreendeu a todos indo em quase todos os dias para dar autógrafos e entrevistas, acompanhado de sua filha e inspiradora de sua obra, Mônica de Souza.



Outro aspecto que merece ser citado é o país que foi tema de homenagem desta edição do evento, a Argentina, e o nome da exposição: “Argentina: Cultura em Movimento”. A mesma contém mais de 20 atividades e dinâmicas com o público, envolvendo vários autores argentinos convidados.

Um evento que inovará bastante até o final e 
contará, em cada dia, com presenças de diferentes autores. Vale muito à pena comparecer e participar ao máximo de tudo que ocorre. Para mais informações e para saber o que ocorrerá e o calendário de autores presentes, consulte o site da Bienal.

Esta matéria foi escrita por Italo Medeiros e revisada por Ana Maria.