Talvez você nunca vá para Marte, mas seu nome terá esta chance. Já parou para imaginar? Isso pode estar em um futuro mais próximo do que você imagina. Basta ser um dos participantes de um programa de “milhagem” da Nasa.

A agência norte-americana espacial estará gravando o nome de 1,3 milhão de participantes em um chip de silício que será enviado na nave InSight ao planeta vermelho. A missão terá seu lançamento previsto para março de 2016, na Flórida.

Para o seu nome ser um dos selecionados para viajar ao espaço é preciso se inscrever até o dia 8 de setembro no Mars Boarding Pass. Os participantes poderão juntar pontos no decorrer da missão e imprimir o cartão de embarque de cada uma com direito até a código de barras.

A missão tem um custo previsto de US$ 425 milhões. Serão enviados a Marte vários instrumentos científicos para estudos do planeta. A nave levará cerca de 7 meses para chegar a seu destino.

A missão InSight é a segunda oportunidade dos fãs para levar o nome a Marte. A Orion EFT- 1, missão não tripulada, lançada em 5 de dezembro de 2014, levou 1,38 milhão de nomes ao espaço. Esta foi a primeira oportunidade para os participantes acumularem pontos na “Journey to Mars”. A Orion, cápsula da Nasa, deverá transportar humanos ao planeta vermelho em 2030.

Esta matéria foi escrita por Italo Medeiros e revisada por João Marcos.