No dia 19 de Novembro comemora-se o Dia da Bandeira do Brasil, que é um dos símbolos e a identidade da nação brasileira.


A atual Bandeira do Brasil passou a fazer parte da história do país no dia 19 de Novembro de 1889, após a Proclamação da República. A troca de bandeiras aconteceu, pois anteriormente o Brasil era Império, desta maneira a antiga bandeira pertencia ao Império Brasileiro, então uma nova bandeira foi desenhada pelo artista Décio Vilares, com o intuito de criar uma bandeira para a República Brasileira.

A bandeira brasileira é formada por um retângulo verde, um losango amarelo no centro, uma esfera azul celeste dentro do losango, uma faixa branca com a frase “Ordem e Progresso” e a bandeira ainda conta com vinte e sete estrelas brancas, que representam os vinte sete estados brasileiros.

Originalmente, as cores da bandeira simbolizavam as cores das casas reais da família de D. Pedro II, porém, ao passar dos anos, os brasileiros deram outros significados à essas cores. Atualmente, a cor branca significa o desejo pela paz; o azul simboliza o céu e os rios brasileiros; o amarelo simboliza as riquezas brasileiras; a cor verde simboliza as matas e as ricas florestas brasileiras e a frase “Ordem e Progresso” foi baseada nos estudos do filósofo francês fundador do positivismo, Augusto Comte.

Para comemorar o Dia da Bandeira Nacional, os brasileiros incineram todas as bandeiras rasgadas ou descoloridas exatamente ao meio-dia do dia 19 de Novembro de cada ano em um Cerimonial Peculiar.


Matéria feita por Aline Santos.