Na última sexta-feira, 10 de junho, foi apresentado no Intercultural Brasil- Estados Unidos, um projeto elaborado pelos professores de português e literatura, o café literário, pelo qual deu a oportunidade para que os alunos pudessem desenvolver trabalhos bem didáticos ampliando seus conhecimentos de forma criativa. O projeto contou com organização e degustação, estando estes na responsabilidade das turmas de 1º ano, apresentações de todas as turmas e palestras de professores e convidados.


O intuito do projeto era mostrar um pouco de literatura e a importância da literatura. Os alunos desenvolveram peças teatrais representando grandes obras literárias, das quais podia observar a grande interação e entrega dos alunos aos seus devidos personagens, para que realmente, principalmente para aqueles que assistiam, pudessem ter a sensação de estar vivendo e presenciando aqueles momentos. Criaram paródias descrevendo a literatura, onde fazia com que o ambiente estivesse cada vez mais literário e elaboraram inúmeros pergaminhos com poemas, cordéis e versos espalhados pela escola, trazendo com eles a aparência da época.


(Apresentações de peças teatrais)


(Leitura de cordéis e apresentação da paródia)

O projeto teve a participação de dois professores da escola pelos quais deram suas palestras para os alunos. Na palestra do professor Francisco Evandro, teve relatos sobre toda a sua carreira de escritor, contando fatos sobre sua história e tudo o que passou até chegar onde está hoje, em sua palestra expôs seus livros e seus prêmios ganhos ao longo do seu trabalho. O professor de história, Peter Pereira, fez uma palestra em que mostrou um vídeo, “a conversa entre ninguém e todo mundo”, relacionado a literatura e ao decorrer do vídeo o professor relacionou a literatura à história. O projeto recebeu também o convidado Vicentinho Freire, escritor e poeta, pelo qual apresentou a dinâmica “amendoim literário”, a dinâmica funcionou sendo distribuído amendoins torrados para os alunos, ao terminar os amendoins, encontrava-se poesias escritas nos papéis.

 (Exposição dos livros do Professor Francisco Evandro)

(Palestra do Professor Peter Pereira)

(Distribuição dos amendoins literários)

Ao término do evento, os professores agradeceram a participação e colaboração de todos para que pudessem tornar este projeto possível. Por resultado, um projeto criativo em que envolveu a todos, incentivando-os a viver um pouco mais de literatura. E mostrando que em poucas coisas que se deixam passar despercebidas também há literatura, pelas quais também podem nos incentivar em muitos momentos da vida.


Matéria escrita por Bruna Porto