No domingo 18 de setembro, terminou os jogos paralímpicos do Rio de janeiro, foram duas semanas de atividades esportivas que surpreenderam o país, duas semanas de igualdade, aceitação e felicidade. Podemos presenciar em nosso país, a força e a determinação das pessoas que não se permitiram ser vencidas por suas limitações.

A Paralimpíada teve início em 1960 na cidade de Roma, na Itália. Seu idealizador Antônio Maglia, teve a idéia de criar como modo de reintegração uma competição internacional cujo todos os participantes se sentissem iguais a todos, demostrando o seu valor como atleta.

Os jogos tem o objetivo de unir as pessoas de todos os países, carregando o legado das olimpíadas. As paralimpíadas tem o propósito de trazer aceitação e igualdade, seja ela de raça, etnia, religião entre outros.

Ela tenta demostrar que todos somos especias em nossas limitações, cada um de um jeito, todos igualmente raros e preciosos, todos capazes de fazer coisas extraordinárias.

Os atletas paralímpicos são a maior prova disso, pois eles superam as expectativas de qualquer um. Quem consegue correr cem metros em menos de 15 segundos? Eles conseguem. Quem consegue nadar 200 metros em menos de vinte segundos? Eles conseguem.

Os atletas paralímpicos são muito mais que uma fonte de superação e força de vontade, eles também são inspiração e trazem consigo a mensagem da esperança, esperança de que nós sempre podemos ir mais longe do que esperamos e que sempre é possível se reinventar.

O legado deixado pelos jogos é nos conscientizar de que somos todos iguais e que é possível viver em um mundo de aceitação e igualdade.

Matéria escrita por Marlon Nunes, revisada por Bruna Porto