Segue abaixo o Edital para inscrição no Processo Seletivo:

Os alunos do primeiro e segundo ano poderão se inscrever para os cargos de repórter, redator (subtópico: colunista), fotógrafo, supervisor e gerente de mídias.

*Leia o resumo abaixo atentamente para melhor entendimento dos cargos propostos.

Breve resumo dos cargos:

Repórter: Possui a função de entrevistar e escrever artigos ou equivalente. Suas reportagens devem ter, obrigatoriamente, riqueza de conteúdo, data, local e perguntas que sejam do interesse do público alvo.

Redator: Este cargo assume o dever de revisar as entrevistas e textos jornalísticos feitos pelo repórter. É importante ressaltar que o redator deve manter a essência da reportagem a ser redigida. No subtópico de colunista, o mesmo irá escrever sobre assuntos diversificados, desde que sigam nossa linha editorial.

Fotógrafo: Possui o trabalho de registrar por fotos todos os eventos ocorridos na escola, bem como, as entrevistas realizadas pelos repórteres, que deve incluir: o entrevistado, o entrevistador e o local.

Supervisor: O mesmo deve administrar o andamento das matérias, confirmando a entrega destas no prazo estabelecido, e checando a participação de todos os integrantes, anotando a frequência de trabalhos em cada edição, nas reuniões de pauta.

Gerente de mídias: Assumem a responsabilidade de editar vídeos, cuidar de toda a área de mídias do jornal, controlar o site e postar as matérias semanalmente. Requer conhecimento prévio acerca das plataformas digitais (Photoshop, Illustrator, Sony Vegas, etc), caso contrário, poderá ter ajuda dos atuais integrantes para conhecer o cargo.

*Vale ressaltar que os futuros membros do jornal deverão ter disponibilidade em horários extra escolares para trabalho, incluindo toda quarta-feira nas reuniões de pauta.

Métodos para a inscrição:

1° Etapa – Os alunos que se interessarem deverão se inscrever através do link disponibilizado no fim do Edital, até a Terça feira, dia 14 de Março.

2° Etapa – Após o término das inscrições, a equipe do jornal reunirá os concorrentes na Quarta-feira, dia 15 de Março, para pequenos Workshops de acordo com cada função, para explicar melhor como é o Jornal e o cargo escolhido.

3° Etapa – Ao fim dos workshops (a partir do dia 16 de Março), os concorrentes aos cargos deverão enviar um material que diz a respeito de sua respectiva função, para o e-mail do jornal (intercultural117@gmail.com) até o dia 22 de Março.

O concorrente deverá enviar, caso seja:


Repórteres e Redatores – Uma reportagem de sua autoria abordando um dos temas propostos a seguir:

A. Escola sem Partido, ocupações escolares e o novo Ensino Médio: quais os impactos para a educação brasileira?

B. Inglês ao redor do mundo (considerando em ênfase sua presença no Brasil) e o suposto imperialismo cultural americano, tendo isso em mente, o que é o intercâmbio?

C. Direitos Humanos, segundo prescrição das Nações Unidas e sua atuação contemporânea na sociedade: há possibilidade de aplicar no sistema prisional/carcerário do Brasil?

Fotógrafo – Fotos tiradas pelo mesmo (Sem uso de filtros, etc);

Gerente de Mídias – Qualquer portfólio de design ou edição de vídeo;

*Caso não tenha tanta aptidão com os softwares (Photoshop, etc), entre em contato com o atual Gerente de Mídias e comunique-o.

Supervisor – Um texto sobre o próprio ponto de vista a respeito desta função dentro os afazeres do jornal.

4° Etapa – Após o envio dos materiais, a equipe entrevistará os concorrentes que passaram na etapa anterior, no dia 22 e 23 de Março, para saber os objetivos do inscrito para com a escola e jornal, e etc.

5° Etapa – Feita a seleção da última etapa, a equipe, em conjunto com alguns professores, selecionará os que apresentam melhores aptidões às disciplinas de cunho jornalístico.

Etapa Final – E, finalmente, depois de analisarmos minuciosamente cada um dos alunos, no dia 29 de Março serão escolhidos e oficializados os novos membros do Intercultural News.