Segue abaixo o Edital para inscrição no Processo Seletivo:

Os alunos do primeiro e segundo ano poderão se inscrever para os cargos de repórter, redator (subtópico: colunista), fotógrafo, supervisor, gerente de mídias e relações públicas.

*Leia o resumo abaixo atentamente para melhor entendimento dos cargos propostos.

Breve resumo dos cargos:

Relações Públicas: Ao profissional de Relações Públicas, caberão as seguintes tarefas: Monitoramento de todas as redes sociais do Intercultural News; planejamento e divulgação de nossos futuros eventos.

Repórter: Possui a função de entrevistar e escrever artigos ou equivalente. Suas reportagens devem ter, obrigatoriamente, riqueza de conteúdo, data, local e perguntas que sejam do interesse do público alvo.

Redator: Este cargo assume o dever de revisar as entrevistas e textos jornalísticos feitos pelo repórter. É importante ressaltar que o redator deve manter a essência da reportagem a ser redigida. No subtópico de colunista, o mesmo irá escrever sobre assuntos diversificados, desde que sigam nossa linha editorial.

Fotógrafo: Possui o trabalho de registrar por fotos todos os eventos ocorridos na escola, bem como, as entrevistas realizadas pelos repórteres, que deve incluir: o entrevistado, o entrevistador e o local.

Supervisor: O mesmo deve administrar o andamento das matérias, confirmando a entrega destas no prazo estabelecido, e checando a participação de todos os integrantes, anotando a frequência de trabalhos em cada edição, nas reuniões de pauta.

Gerente de mídias: Assumem a responsabilidade de editar vídeos, cuidar de toda a área de mídias do jornal, controlar o site e postar as matérias semanalmente. Requer conhecimento prévio acerca das plataformas digitais (Photoshop, Illustrator, Sony Vegas, etc), caso contrário, poderá ter ajuda dos atuais integrantes para conhecer o cargo.

*Vale ressaltar que os futuros membros do jornal deverão ter disponibilidade em horários extra escolares para trabalho, incluindo toda quarta-feira nas reuniões de pauta.

Métodos para a inscrição:

1° Etapa – Os alunos que se interessarem deverão se inscrever através do link disponibilizado no fim do Edital até 15/03, quinta-feira.

2° Etapa – Após o término das inscrições, a equipe do jornal reunirá os concorrentes no dia 21/03, quarta-feira, para pequenos Workshops de acordo com cada função, para explicar melhor como é o Jornal e o cargo escolhido.

3° Etapa – Ao fim dos workshops, os concorrentes aos cargos deverão enviar um material sobre sua respectiva função para o e-mail do jornal (intercultural117@gmail.com) até o dia 28/03, quarta-feira.

O concorrente deverá enviar, caso seja:

Relações Públicas - Uma redação de como aumentar as visualizações do jornal e como cuidar da nossa imagem;

Repórteres e Redatores – Uma reportagem de sua autoria abordando um dos temas propostos a seguir:

A. A influência da mídia na sociedade;

B. Poluição ambiental e o seu impacto na vida da população;

C. Como o jornalismo tem se adaptado à internet.

Fotógrafo – Fotos tiradas pelo mesmo (Sem uso de filtros, etc);

Gerente de Mídias – Qualquer portfólio de design ou edição de vídeo;

*Caso não tenha tanta aptidão com os softwares (Photoshop, etc), entre em contato com o atual Gerente de Mídias e comunique-o.

Supervisor – Um texto sobre o próprio ponto de vista a respeito desta função dentro os afazeres do jornal.

4° Etapa No dia 04/04, após o envio dos materiais, a equipe entrevistará os concorrentes que passaram na etapa anterior , para saber os objetivos do inscrito para com a escola e o jornal.

5° Etapa – Feita a seleção da última etapa, a equipe, em conjunto com alguns professores, selecionará os que apresentam melhores aptidões às disciplinas de cunho jornalístico.

Etapa Final – E, finalmente, depois de analisarmos minuciosamente cada um dos alunos, no dia 13/04, serão escolhidos e oficializados os novos membros do Intercultural News.