Durante os dias 17,18 e 19 deste mês (outubro), aconteceu um mega evento de ciências e tecnologia, no CIEP 117 Carlos Drummond de Andrade Brasil-Estados Unidos, que contou com a presença do próprio clube de ciências da escola; profissionais como diretores e professores de universidades e escolas, até mesmo dentista e diretor de teatro; alunos que ainda estão cursando a faculdade e desenvolvem ótimos projetos. Na comissão organizadora do evento, estavam os professores: Antônio Roberto Petali Júnior, Luciana Maria de Jesus, Flamarion da Silva Santos, Keli Sperandio Salgado Silva e Arlete Galdino da Silva Maia. A SNCT tem o objetivo de aproximar a ciência e tecnologia da população. A ideia é criar uma linguagem acessível a todos por meios inovadores que estimulem a curiosidade e aumentem seus conhecimentos sobre o tema. A seguir, estarão algumas palestras que foram apresentadas:

•Palestra de abertura: Altas habilidades na escola 
Palestrante: professora Leomar, formada na Universidade Federal Fluminense (UFF) em pedagogia, desenvolveu-se no tema "altas habilidades na escola". 
Nesta foram tratados assuntos como superdotação, destacando autores como Albert Einstein, Shakespeare, Mozart, Newton, Darwin e Marie Curie. 
Além disso, a palestrante abordou a importância da educação intelectual desde a infância. Portanto, apresentou algumas habilidades adquiridas no decorrer desse período, como capacidade intelectual e geral, aptidão acadêmica específica, capacidade de liderança, talento especial para as Artes, capacidade psicomotora e pensamento criativo.
A partir daqueles citados acima, foi alertado o cuidado para com pessoas que têm certas qualidades, porém não apresentam um crescimento no âmbito social. Para a prevenção de uma possível exclusão destes na sociedade é necessário inseri-los no
mesmo ambiente em grupo, apresentando uma maior inclusão.

Palestra: Indústria Petrolífera e a Engenharia do Petróleo 
Palestrante: Adão Gaspar Kutxi 
Acabou despertando uma certa curiosidade nos alunos presentes em sua apresentação,
pois o mesmo abordou como o processo de exploração petrolífera é tratado e o desencadeamento desta em ações físicas e químicas na natureza.
O palestrante enfatizou que o petróleo é de suma importância, pois ocupa 20% de fontes renováveis no solo, com ações de permeabilidade e porosidade. Além disto, também alertou que a energia é a base da maioria dos recursos naturais.

Palestra: Descobrindo Partículas Elementares 
•Palestrante: Professor adjunto da UFRJ, pesquisador nível 2-CNPQ, jovem cientista-FAPERJ e pesquisador colaborativo-CERN Murilo Rangel 
Ele retratou tópicos estudados na física, além de contar aos alunos presentes como é a base da pesquisa na qual está inserido na CERN. 
O principal assunto a destacar foi o átomo como base da matéria. Por ser a base, consequentemente abrange seus conceitos
a água, terra, fogo e ar. O palestrante presentou modelos atomísticos para representar a teoria do “átomo indivisível” e
desenvolver o grande percussor de sua pesquisa: o acelerador de partículas.
A principal proposta da pesquisa, na qual o professor Murilo está inserido pretende desvendar o mistério anterior a explosão
que proporcionou a criação e existência de planetas e órbitas presentes hoje. Ou seja, a Teoria do Big Bang é destacada como um conjunto de questionamentos apresentados após sua manifestação.

Palestra: O Desafio de Ser Protagonista da Sua Própria Vida Nos Dias Atuais 
Palestrante: Professora Tatiana Carpenter 
A professora Tatiana Carpenter destacou, em sua palestra, pontos que fazem a maioria das pessoas escolher uma profissão. Segundo ela, as questões que mais exercem pressão sobre a maioria dos jovens e adolescentes que estão prestes a caminhar para um curso de graduação são influências como a “moda da vez” e o salário. Um diagrama montado pela palestrante mostrou decisões que acarretam uma balança para uma escolha “segura” de seu futuro profissional, como self (“você mesmo”); influência, tanto externas quanto internas; salário e mercado de trabalho; prestígio e moda; classe social e gênero. Porém, o enfoque em questionar suas escolhas e pesquisar sobre as mesmas foi bastante representado. Uma frase muito inspiradora dita pela palestrante foi “Ser protagonista é ser o destaque de sua própria vida”. Ou seja, para Tatiana, uma pessoa não deve escolher uma área por prestígio social ou questões econômicas, porém para ser o melhor naquilo que desempenha.

Palestra: Novos Medicamentos no Ambiente Virtual
•Palestrante: Professora/doutora Alessandra Mendonça Teles Souza, Dr Thiago Honório e a graduanda Alessandra Silva Domingos que embasam seus estudos no curso de farmácia na UFRJ, onde desenvolvem pesquisas para doenças como AIDS e gonorréia, por exemplo.
Segundos os mesmos, estudos apontam que são gastos bilhões de gastos para a produção de medicamentos desenvolvidos em suas pesquisas. Estes demoram, em média, 15 anos para serem descobertos. Por conta disto, o Doutor Thiago Honório mostrou, em slides, a etapa desse processo e como fazem para antecipa-lo.
A partir disto, surge a agilidade tecnológica, que antecipa esse processo, possibilitando uma menor espera, em função da necessidade exigida. Portanto, os pesquisadores têm em seu trabalho um sistema que simula a passagem de medicamentos no organismo humano que como este reage a tais situações. A este caminho percorrido dá-se o nome de "farmacocinética”.

Palestra: O Mundo Real e o Que Temos Por Trás Dos Computadores
Palestrante: Professora/Doutora Adria Lyra, formada em ciências da computação pela UFRJ 
Ela mostrou aos estudantes presentes em
sua apresentação os benefícios e malefícios que as máquinas podem trazer ao desenvolvimento de uma sociedade, no decorrer de anos e como as mesmas influenciam no processo de mudança do quadro tecnológico ao redor do mundo. Ao usar o exemplo das eleições nos EUA, a Dra. Adria analisou como algoritmos foram usados para um possível desalinhamento no resultado esperado pela maioria da população americana.Além disto, foram feitas perguntas dos elementos que compõem um computador. Conforme acertos, a palestrante distribuía doces em forma de recompensa.

Palestra: Desigualdade no desenvolvimento cerebral e a importância dos três primeiros anos 
•Palestrante: Cláudio Sztulman, fundador da Free School 
O palestrante abordou a percepção de mundo das crianças, que é muito diferente da de um adulto. Elas têm uma maior sensibilidade e empatia pelas pessoas e situações ao seu redor . E ainda destacou que deve-se estimular esse lado mais sensível, pra que não se perca. 

Palestra: Relatos e reflexões de quem estuda e faz pesquisa em uma universidade pública
•Palestrante: Doutora, professora e pesquisadora Tatiana Galieta
Nesta palestra, foi tratado o misticismo em torno da torno da ciência e da imagem dos cientistas, o preconceito e o difícil acesso a ciência para algumas classes. Desconstruiu o conceito de que pesquisa é feita somente em laboratório.

Palestra: Aprendendo aprender
Palestrante: Antônio Petali 
O principal assunto abordado na palestra é a necessidade de mudar o método de ensino, já que hoje existe uma gama de tecnologias e métodos que auxiliam tanto a qualidade  quanto a eficiência do aprendizado. Observando que o modo original de ensino já não funciona tão bem, o professor Antônio está sempre em busca de aprimoramentos que auxilie no aprendizado dos alunos.

A proposta do evento foi alcançada, já que os alunos se interessaram e aprenderam com todas as palestras, que aconteceram de forma bem dinâmica e prática. No canal do Intercultural News, no YouTube, estão as entrevistas feitas com alguns palestrantes.

Matéria: Coletiva
Redigida por: Nicole Pires