No dia 25 de janeiro de 2019, às 13h37, mais um crime ecológico acabou com a biodiversidade e com a vida de vários cidadãos. Na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais, a Barragem da  Mineradora Vale se rompeu e causou danos terríveis à florestas e principalmente às famílias mineiras. Até últimas informações são nove pessoas mortas e mais 300 desaparecidas.    A primeira vítima confirmada foi a médica Marcelle Porto Cangussu que acabara de completar 35 anos no dia anterior à tragédia. 
Foram lançados da barragem cerca de 12 milhões de metros cúbicos de rejeitos. Milhares de pessoas seguem desabrigadas, muitas delas, agora desempregadas e em busca de familiares ou ente queridos que estão desaparecidos,  há ainda aqueles que choram por seus mortos. Apesar de tudo isso, ainda não se sabe a causa do acidente.
Acontecimentos como esse fazem pensar até onde o homem está indo, na sua busca de riquezas e exploração de minerais e matéria prima. O fato é que o grande problema central não é a exploração, mas a irresponsabilidade de manter em bom estado e funcionamento para que não aconteça nenhum incidente, mas quando se trata de prevenção e cumprimento das responsabilidades, as empresas e o governo brasileiro não contribuem em muita coisa.


Esse desastre é a prova de que o governo brasileiro e as empresas de mineração são incapazes de exercer seu trabalho com segurança, pois é o segundo rompimento de barragem em menos de 4 anos. Em 2015, também em Minas Gerais, a barragem da Mineradora Samarco na cidade de Mariana, se rompeu e gerou danos absurdos aos moradores, à cidade e ao meio ambiente e até hoje, 3 anos após o acidente a cidade e seus moradores ainda sofrem.
É evidente que precisamos dos recursos provenientes da mineração e que ela é importante para o desenvolvimento social e econômico do Brasil, pois é responsável por 5% do PIB nacional, em contrapartida, é importante que seja dirigida com muita responsabilidade, pois seus efeitos dilaceram o meio ambiente e quando acontece uma tragédia como essa, a perda de biodiversidade é exorbitante.
É preciso muito esforço para que algo mude, a mudança precisa  começar com você, é preciso cobrar dos governantes que criem leis mais severas e que fiscalizem melhor o funcionamento das mineradoras, é preciso continuar empenhado na defesa da biodiversidade e do ambiente, pois isso afeta a todos os brasileiros, e principalmente, a Biosfera de nosso planeta Terra.

    Matéria feita por André Lessa 
Redigida por Nicole Pires