É comum durante as tão esperadas férias escolares, os alunos se sentirem culpados, sempre com a sensação de desperdício de tempo acompanhado com o pensamento "deveria estar estudando e adiantando aquela matéria". Porém se decide estudar, permanece culpado: "estou de férias, deveria estar descansando". Como vencer essa terrível dúvida?

Faltando apenas cinco meses para o ano letivo acabar, o fim de um semestre e início de outro costuma ser um dos períodos mais desgastantes para os estudantes. Já saturados do semestre que passou, se preparam para um que se inicia. Além de geralmente ser o período em que precisam de maior nível de energia devido ao vestibular. A solução é relativa para cada pessoa e exige atenção aos detalhe para que se obtenha o equilíbrio. É necessário a autoavaliação em alguns pontos:
•Está descansando o suficiente?
•Se começar a estudar agora, começará o semestre já saturado?
•Está realmente se divertindo ou entediado?
Caso esteja descansado e sente que se começar a estudar não irá te deixar exausto, estude. De forma leve, pode ser intercalando os horários com intervalos ou começando por uma matéria que você goste. Caso decida continuar descansado, aproveite para descansar de verdade, isso não inclui ficar vendo série o dia inteiro. Aproveite para fazer coisas que a rotina não permite e que te faz bem como visitar amigos, começar um bom livro, praticar esportes, passear no centro da sua cidade, fazer limpa nas roupas ou até mesmo ir na praça do bairro. Independente da decisão não se culpe e mentalize metas e coisas boas para o novo semestre, ainda dá tempo de realizar muita coisa! Bom fim de férias!

Queremos saber como tem sido suas férias e o que decidiu para essa última semana. Comente pois estamos ansiosos para saber. 

Matéria por: Evelyn Feijó 
Redigida por: Ana Carolina