Breaking

Post Top Ad

Your Ad Spot

quarta-feira, 13 de outubro de 2021

A Dificuldade dos Vestibulando durante a Pandemia do Covid-19.






O vírus da Covid-19 chegou abalando e trazendo muitas mudanças negativas para o mundo, mas como será que afetou a vida dos jovens universitários e/ou que vão prestar vestibular nos próximos meses?
Conversei com alguns alunos do 3º ano do ensino médio do CIEP 177 Carlos Drummond de Andrade - Intercultural Brasil Estados Unidos e alguns universitários a fim de ajudar as pessoas que vão prestar vestibular ou algum concurso a se organizarem, conseguirem estudar e etc. Durante a conversa perguntei quais eram as  maiores dificuldades que chegaram junto com a pandemia, como se adaptaram a isso e se tinham algumas dicas para dar aos vestibulandos.
“Fomos muito prejudicados com a pandemia, pois tivemos que nos adaptar a algo até então desconhecido por muitos, o ensino online dificulta o aprendizado do aluno pois não tem um contato direto com o professor para o esclarecimento de dúvidas o que acaba ocasionando na falta de absorção do conteúdo ali passado. Estávamos acostumados com um sistema de ensino presencial, onde trabalhávamos juntos e era totalmente diferente, com a chegada da pandemia migramos para o ensino remoto que fez com que muitos alunos se desestabilizassem mediante a seus estudos causando um prejuízo grande para os mesmos.” - Disse o aluno que irá fazer prova para um concurso militar.

       Ao conversar com um amigo estudante de direito, perguntei quais as maiores dificuldades e como ele se adaptou a tal situação que chegou de forma tão brusca, o mesmo disse que teve que se adaptar a nova forma de ensino e buscar uma maneira ou técnica de estudo que se adequasse a ele. “Acho que uma coisa que o pessoal que vai concursar ou fazer “vest” deve  fazer, é descobrir qual o melhor método de estudo para eles e usar a tecnologia a seu favor. Eu, por exemplo, assim que termino uma aula da faculdade procuro vídeos e conteúdos online para que meu conhecimento seja mais amplo e, principalmente para poder aprender melhor pois muitas vezes com a aula online o contato com o professor e os diálogos acabam sendo limitados, coisa que prejudica demais o aluno.”
    Em outro momento meu amigo comentou que para manter o foco nos primeiros dias é importante que comecem devagar.“ Devem testar e começar aos pouco, estude 1 hora por dia e depois aumente aos poucos, o importante é ter disciplina para continuar, pois quando você mantém um ritmo uniforme e de boa frequência fica mais fácil aprender o que é passado e se organizar melhor, tanto com as matérias quanto com os horários.”
      Sabemos que junto a pandemia veio o desânimo o que pode ter influenciado nos estudos de muitas pessoas e fazendo as mesmas terem mais dificuldades em relação a isso, perdendo o foco, não conseguindo absorver o conteúdo e até desistindo de estudar. Apesar de toda a mudança não podemos deixar de persistir e manter o foco. Em meio a todas as conversas que tive, uma coisa é certa, temos que estar dispostos a qualquer mudança e aprender a nos adaptar, principalmente para não nos faltar conhecimento, logo, os alunos que estão se preparando e estão com dificuldades devem buscar um meio de se adaptar aos estudos e se um não funcionar tente outro e assim vai, o importante é não desistir até achar um que funcione para você.
Vocês devem usar e abusar da internet para pesquisas, videoaulas, materiais de estudos e etc. Jamais desistir e sempre manter o foco.

Irei deixar algumas indicações de canais de estudo para o Enem e matérias em geral, para caso precisem de um auxílio.
História -  Débora Alladim, Buenas Ideias, Descomplica, Se Liga Nessa História e a página do Instagram História no Paint. 
Matemática - Umberto Mannarino, Matemática Rio, Marcos Aba, Descomplica.
Língua Portuguesa - Prof. Noslen, Português sem limites.
Química - Prof. Guilherme Química, Estratégia Vestibulares.
Geografia - GeoBrasil, Se Liga - Enem e vestibulares.
    
 Repórter: Letícia Santos.
Redigido por: Júlia Muniz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas