A Segunda Guerra Mundial, que ocorreu entre 1939 e 1945, causou mudanças notáveis no mundo, e compilado dessas mudanças, sem dúvidas, influenciou significativamente a maneira que vivemos hoje. Mas, o que aconteceria caso a segunda guerra não tivesse ocorrido, que influências não seriam existentes e o que perderíamos ou ganharíamos sem esse pedaço da história? Antes de envolvermos essas questões, é interessante entender o contexto dessa guerra.

     É de conhecimento geral que a Segunda Guerra Mundial foi uma consequência da primeira. Ao final da primeira guerra, a Alemanha precisou assinar o Tratado de Versalhes, um tratado de paz que a fez perder vários territórios europeus, suas províncias ultramarinas, receber restrições em suas forças militares e ter a obrigação de pagar uma multa que afogou o país em uma crise econômica jamais vista em sua história. Os alemães, sentindo-se humilhados e chocados com os abusivos termos presentes no tratado, criaram movimentos em revolta ao ocorrido, dentre eles, destaca-se o Partido Nacional-Socialista Alemão, mais conhecido como partido nazista, que como qualquer outro movimento, começou com uma ideia para o bem geral, visando superar as divisões sociais, mas com o passar do tempo, se tornou hostil a quem não fosse adepto ou não se encaixasse nos padrões definidos pelo movimento. Em paralelo, ocorria o crescimento do fascismo italiano (que teve sua evolução mesmo com a Itália tendo ganhado a primeira guerra, por conta dos danos bruscos causados pela primeira guerra sofridos pelo país) e o nacionalismo imperialista japonês, já existente há cerca de 70 anos antes da segunda guerra, que teve sua evolução visando expulsar os Estados Unidos do sudeste asiático, para adquirir mais territórios e usufruir dos recursos naturais dessas regiões. Estando os três países com problemas territoriais ou econômicos e tentativas de soluções em comum, esses formaram o Eixo, bloco militar contrário aos Aliados na segunda guerra. O objetivo principal dos aliados era evitar o crescimento desses regimes totalitários, mas pela hostilidade da guerra, muito mais ocorreu: Estima-se que em seis anos de guerra, faleceram cerca de 70 milhões de pessoas, o maior número de mortes até hoje.

     Sobretudo, muito mudou no mundo com a guerra, sendo as principais mudanças a redefinição das potências mundiais, dominações de territórios, fim de movimentos, divisão entre o capitalismo e o socialismo e o surgimento da ONU. E agora entram as respostas das questões do não acontecimento da segunda guerra mundial: Quanto à influência territorial, se a Segunda Guerra não tivesse ocorrido, os Aliados não tentariam parar o Eixo, e o mundo provavelmente seria dividido de uma forma completamente diferente, onde o movimento mais forte em ascensão dominaria mais territórios mundiais; E além disso, vários países não surgiriam - após a segunda guerra ou em conflitos menores posteriores -  como a República da Cisjordânia. Além disso, outros países não conquistariam sua independência, como é o caso da Áustria e das Coreias. Outro fato importante foi a substituição da monarquia pela república em diversos países, e a criação do Estado de Israel, que mesmo não surgindo diretamente da Segunda Guerra, foi um ato promovido pela ONU. (Confira a comparação entre o Mapa Mundi de 1939 e o atual abaixo).




      No ponto de vista populacional, o mundo teria cerca de 8,2 bi de habitantes (sem contar os descendentes que os mortos pela guerra poderiam ter), sendo a maioria dos cidadãos adicionados pertencentes à Rússia (na época ainda URSS), que perdeu cerca de 20 milhões de habitantes.

     Quanto à ilação do uso de armamentos nucleares, os efeitos radioativos das bombas que foram lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki também seriam evitados, como a exposição humana à radiação, a morte de grande parte da população das cidades e a destruição de vastos territórios. 

     Para a economia também seriam evitados vários problemas pós guerra, causados pelo caótico estado econômico no mundo por meio da participação direta ou indireta dos países nos conflitos. No entanto, com o funcionamento das medidas tomadas para a recuperação econômica, foi causado o "boom econômico": Um período de grande prosperidade econômica no capitalismo que perderíamos na história mundial sem a ocorrência da Segunda Guerra.

     Dessa forma, vemos que decorreriam grandes e significativas mudanças, boas e ruins, no cenário mundial sem a segunda guerra. Foi um período conturbador e hostil, mas que como qualquer parte da história, teve suas consequências.


Matéria por: Heidy Maria

Redigido por: Júlia Muniz