Pensa em fazer algo depois do ensino médio? Por que sempre ficamos perdidos em pensarmos o que devemos fazer depois do ensino médio?


O ideal seria que aqueles que terminam o ensino médios no Brasil, começasse a estudar para um futuro profissional, mas a opção de estudar não é a realidade de muitos. Pelo fato do Brasil ser um país subdesenvolvido, as condições de vida, o desenvolvimento político, a educação e a base econômica não é bem desenvolvida, a maior parte dos casos dos formados do ensino médio, tem que abandonar os estudos para começar a trabalhar para ajudar economicamente suas família, isso quando não abandonam no meio do progresso de formação do ensino médio ou até mesmo, anterior a isso, no ensino fundamental.

À realidade é com base nos estudos, a cada 10 estudantes 6 começam a trabalhar para sustentar a família, antes mesmo de que pôde-se pensar no seu futuro profissional.

Apesar das diversas forças econômicas opositoras ao nosso futuro, ainda a questão a ser debatida é a questão do ensino no Brasil, a situação dos colégios, principalmente de colégios de ensino médio é complicada, onde muitas das vezes os professores vão para os colégios muito mal intencionados, muitos vão para marcar presença e visando o salário ao final do mês, e não ligando para o rendimentos dos alunos.

Com essa situação, muitos alunos não tem uma base intelectual boa, muitos se sentem bastante prejudicados quando vão prestar o Exame Nacional De Ensino Médio ( ENEM ), onde muitas das vezes suas notas estão muito mais abaixo da média para obter a oportunidade de fazer um curso superior e com isso é levado(a) a frustração.

Aqui estará sugestões para vestibulares caso queiram os formandos do  3º ano do ensino médio, ou formados do ensino médio:

VESTIBULARES:
  • UF ( Universidade Federal ):
Há muitos vestibulares das universidades federais para cada estado
  • IME ( Instituto Militar de Engenharia).
  • ITA ( Instituto Tecnológico da Aeronáutica ).
  • Fuvest.


Repórter: Marco Rodrigo  dos Santos Castro
Redigido por: Cassiane Araujo