Outubro Rosa é mês de conscientização, prevenção e cuidados sobre o câncer de mama

     
O câncer de mama é um dos tipos mais comuns que atingem as mulheres, que representa cerca de 25% dos casos a cada ano, ficando atrás apenas do câncer de pele.
Na maioria das mulheres, o problema surge após os 35 anos, mas desde os 25 recomenda-se fazer o autoexame alguns dias após a menstruação. Nesse período, as mamas ficam menos inchadas e a chance de localizar algum nódulo no exame de toque é maior. Quando descoberto logo no início, o tratamento tem bom prognóstico e probabilidade de resolver o caso.
A partir dos 40 anos, o ideal é realizar anualmente a mamografia. É um exame feito pelo mamógrafo, um aparelho de raio-X capaz de detectar alterações suspeitas antes mesmo do tumor evoluir para um tamanho palpável. Em caso de suspeita de tumor maligno, uma biópsia é realizada para uma análise.
No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) divulgou uma estimativa para os anos de 2020 a 2022 de 66.280 diagnósticos da doença nesse período. Isso significa um risco de 61,61 casos em cada grupo de 100 mil mulheres. Pelo fato de existirem variados tipos de câncer, é necessário atenção e constante.

De Acordo com os especialista, estes são alguns cuidados e prevenções:

- Não fume!
-Melhore a alimentação
-Evite bebidas alcoólicas
-Faça exames preventivos

Repórter- Erick Saint'clair
Redigido por: Chrystian Fernandes