No dia 6 de Fevereiro de 2020, segundo a Lei n° 13.979, foi aprovado o decreto no qual, o uso das máscaras seria obrigatório, em lugares públicos e privados pela Prefeitura do Estado do Rio de Janeiro. A população da cidade inteira estava usando máscaras como medida de prevenção, devido ao vírus altamente transmissível Coronavírus 19, ou, COVID-19. Após 2 anos, 1 mês e 1 dia, houve a decisão de um novo decreto.

  O decreto 50308, contrapõe o uso obrigatório das máscaras em lugares públicos e privados, mas havendo algumas exceções, por exemplo pessoas que possuem imunossupressão ou comorbidades graves e que não tenham se vacinado precisam continuar com o uso da máscara.

  Alguns, como a Fiocruz, acham precipitado a suspensão do uso da máscara, outros já não viam a hora de acontecer. Como vão ficar os índices de aumento da doença, "eles vão aumentar, ou vão continuar caindo", essa é uma das perguntas mais feitas por toda a população do estado do Rio de Janeiro. Todos esperam que não haja alterações em casos de aumento da COVID-19.


Escrita por: Maria Eduarda
Redigida por: Cassiane Araujo