Na eleição 2022, os cargos disputados são: Presidente da República e vice, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais.


Num ano em que importantes decisões estão sendo tomadas, o incentivo para os jovens tirarem seu título de eleitor pela primeira vez, assim como o incentivo para regulamentação do título eleitoral para outros, cresceu de forma expressiva com campanhas feitas por personalidades nacionais e internacionais, incluindo: Anitta, Leonardo DiCaprio, Mark Ruffalo, Juliette, Luísa Sonza, Bruna Marquezine, Zeca Pagodinho e outros.

Os resultados positivos de tais campanhas foram refletidos nos números divulgados pelo ministro Luiz Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na última quinta-feira (5). O balanço divulgado aponta que, entre janeiro e abril deste ano, o Brasil ganhou 2.042.817 novos eleitores com faixa etária entre 16 a 18 anos.

Segundo o presidente do TSE, este número representa o aumento de 47,2% em relação ao mesmo período em 2018 e aumento de 57,4% em relação aos quatro primeiros meses de 2014.

Fachin afirmou ser “animador” o fato de que mais de 2 milhões de jovens brasileiros poderão “comparecer às urnas para exercer o nobre e digno direito do voto”. O ministro também deu ênfase a fala de que “a Justiça Eleitoral não medirá esforços para realizar eleições limpas, transparentes, com paz e segurança e diplomar os eleitos”.

Em sua conclusão, Fachin elogiou o papel do jornalismo: “Destaco a importância da imprensa livre, respeitada, dos profissionais respeitados, não agredidos e do acesso à informação do poder de exercer seu papel”.

Repórter: Nathália Messias
Redigido por: Júlia Muniz