A UBES é a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas. Fundada à 67 anos, junto de outras entidades, a UBES tem papel de representar os secundaristas (estudantes do Ensino Médio, normalmente com idades entre 15 e 17 anos).


Após cinco anos sem congressos, ocorreu em Brasília o 44° CONUBES (Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) entre os dias 12 e 15 de maio. Com objetivo de eleger uma nova presidência para a entidade estudantil, delegados, suplentes e observadores foram reunidos por diferentes chapas e movimentos para definir os rumos da luta estudantil.

Com concentração dos eventos na Arena BRB Nilson Nelson, debates foram promovidos e os estudantes caminharam do Museu Nacional de Brasília até o Congresso Nacional. Durante o primeiro dia de plenária final, os estudantes foram contemplados com o show do cantor Baco Exu do Blues e no último dia de plenária final ocorreu a votação para definição da nova diretoria da UBES.

Por mais que pareça um evento controlado e seguro, relatos de estudantes apontam privilégios dados a chapa majoritária, problemas sérios na limpeza e higiene na Arena Nilson Nelson, larvas na comida servida no dia 14 de maio e consumo de bebidas e drogas entre as pessoas presentes no congresso, além de relatos de estudantes que teriam sido induzidos a viajar, sem saber do que o congresso se tratava.

O CIEP 117 foi representado no Congresso da UBES com uma delegada e sete suplentes, mas, infelizmente a aluna Letícia dos Santos foi impedida de votar por um conflito de informações e erros na documentação do Congresso.

“Retiraram o meu crachá, pois alegaram que eu não estava inscrita como delegada e o meu nome não constava na lista.” — Afirmou Letícia quando foi questionada sobre sua participação no CONUBES.

Repórter: Nathália Messias
Redigido por: Cassiane Araujo