18 de maio:  Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Tudo começou em 1917, no dia 18 de maio, quando uma menina de oito anos de idade, chamada Araceli, foi sequestrada, violada sexualmente e assassinada em Vitória (ES). Foi então que, no ano de 1991, os três réus, envolvidos no caso de Araceli e acusados de matá-la, foram absolvidos. Entretanto, com o crime permanecendo impune até os dias de hoje.

E a partir de mobilizações de entidades, em prol da vida de Araceli, houve a criação do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, tornou-se oficial em todo território brasileiro. Surgindo no dia 18 de maio, dia da perda violenta de Araceli, com apenas oito anos de idade.

Com isso, surgiu então a campanha “Faça Bonito - Proteja nossas Crianças e Adolescentes.”

De acordo com o site maiolaranja.com, a cada hora 3 crianças são abusadas no Brasil. Cerca de 51% tem entre 1 a 5 anos de idade.

E todos os anos 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no nosso país, e há dados que sugerem que somente 7,5% desses dados chegaram as autoridades, ou seja, existem muitos mais casos a fora que não foram denunciados, fazendo que este número seja muito maior.

Em caso de suspeita de abuso infantil qualquer pessoa pode tomar a iniciativa de denunciar.
DENUNCIE! NÃO SE CALE!
Direitos Humanos: 100
Conselho tutelar: 3225-4440
Polícia militar: 190

Repórter: Sarah Sena
Redigido por: Gabriela de Oliveira