Entenda como está sendo o avanço da varíola dos macacos pelo mundo


OMS declara a varíola dos macacos como emergência de saúde global no sábado (23).

O primeiro caso da varíola dos macacos no mundo ocorreu em 1970, com um menino de 9 anos que vivia na República Democrática do Congo (na época Zaire). Entretanto, a doença vem se alastrando desde então.

Veja como se encontra o quadro da doença no Brasil:

A líder técnica, Rosamund Lewis, da Organização Mundial de Saúde (OMS), relatou algumas das situações sobre o avanço da varíola no Brasil. Segundo sua entrevista realizada na manhã de terça feira (26/07), a situação em que o país se encontra é "muito preocupante".

De acordo com o Ministério da Saúde, seus últimos dados informam que o país tem 813 casos confirmados da varíola dos macacos. Diante desse número, o Brasil se encontra entre os 10 países que mais apresentam registros da doença.

"Certamente é muito preocupante para países como o Brasil - uma nação continental, de população tão grande, geograficamente extensa, que agora também relata um número significativo de casos", disse a especialista.

A líder técnica assegura que o surto pode ser controlado, caso sejam adotadas as estratégias certas. Entre as recomendações da OMS, estão a implementação de uma resposta coordenada para interromper a transmissão e proteger grupos vulneráveis, a intensificação de medidas de vigilância e de saúde pública, o fortalecimento da gestão clínica, a prevenção e o controle de infecções em unidades de saúde e a aceleração de pesquisa sobre vacinas e tratamentos, de acordo com os mesmos.

Índice dos casos:

O Brasil é o sétimo país com mais contaminações por varíola dos macacos no mundo, de acordo com entidades internacionais.

O índice de contaminações registrou aumento de 16,8% desde a última sexta-feira (22/7), quando foram contabilizados 696 casos.


A situação ao redor do mundo:

O vírus causador da varíola dos macacos se espalha por meio do contato físico e pode provocar sintomas similares aos da gripe, além de lesões na pele causando um risco maior.


Repórter: Sarah Sena 

Redigido por: Júlia Muniz