Para quebrar tabus e trazer assuntos importantes para nossas conversas diárias, meses dedicados à prevenção e conscientização se tornaram uma prática comum ao redor de todo mundo.

Setembro Amarelo é o mês que trás a campanha dedicada à prevenção e conscientização ao suicídio, também sendo mês em que se encontra o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, dia 10 de setembro.

No Brasil, sua campanha teve início em 2015 e durante todo o mês muitos lugares são decorados com a cor amarela, como, o Cristo Redentor, o Congresso Nacional, a Catedral, o Paço Municipal de Fortaleza, entre outros. Além disso, durante o mês muitas discussões sobre o tema são abertas e são organizadas caminhadas em alguns lugares.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas se suicidam por ano no Brasil, mais mortes do que doenças como a AIDS e o câncer.

O Setembro Amarelo começou nos Estados Unidos, quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio em 1994. Na época, Mike havia restaurado um Mustang 68 e o pintou de amarelo. Seus sérios problemas psicológicos nunca foram percebidos por terceiros e, infelizmente, sua morte não pode ser evitada. 

No dia de seu velório, foi feita uma cesta com muitos cartões decorados com fitas amarelas. Dentro de vários deles tinham mensagens como “Se você precisar, peça ajuda”. Essa iniciativa foi o auge para um movimento tão importante de prevenção ao suicídio.

Por esse motivo, “Falar é a melhor solução” é o slogan da campanha, cujos envolvidos na sua organização acreditam que conscientizando as pessoas podem previnir 9 em cada 10 situações de atos suicidas.


Repórter: Nathália Messias