Muitas lutas podem ser vencidas antes mesmo de serem iniciadas. Por isso, trazemos hoje a importância do mês Novembro Azul, uma campanha originada do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, tendo sua comemoração, anualmente, no dia 17 de novembro. 

ANTES DE TUDO, O QUE É O CÂNCER DE PRÓSTATA? 
O câncer de próstata é um tumor que acomete homens a partir de 45 anos e pode ser curado quando ainda pode ser localizado. Se identificado já em estágio avançado, o risco de remediação do paciente é muito menor. 

O QUE É PRÓSTATA? 
A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino. Ela produz uma secreção que faz parte do sêmen e que ajuda, entre outras funções, na nutrição do espermatozoide. A próstata pode também ser acometida por câncer de próstata, no Brasil, o segundo mais comum em homens de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). 

SEUS SINTOMAS
Normalmente, o câncer de próstata em estágio inicial  não provoca sintomas, enquanto em estágio avançado pode causar alguns, veja: 

- Dificuldade para urinar;
- Presença de urina com sangue; (hematúria)
- Tumores;
- Dor óssea; (presente na região das costas, devido à presença de metástases, sendo um sinal de evolução da doença para um grau maior) 
- Dor ao ejacular;
- Micção excessiva à noite; (noctúria) 
- Ardência ao urinar; 
- Disfunção erétil; 
- Jato urinário fraco ou intermitente
- Sensação de que a bexiga não esvazia totalmente. 

Se o paciente estiver sentindo um desses sintomas ou mais, é recomendado que procure imediatamente um médico para não ocorrer de a situação agravar. 

O diagnóstico precoce do câncer de próstata aumenta em até 90% as chances de cura da doença. 

COMO PREVINIR 

1. Ter uma alimentação saudável 
 Com bases em estudos, ter uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras, legumes, cereais, grãos e baixo teor de açúcar e gordura influenciam diretamente na probabilidade de doenças como o câncer. 

Diminuir o consumo de carnes vermelhas e laticínios também pode ajudar a previnir o câncer de próstata. 

Portanto, antes de mudar a rotina alimentar,  é recomendado que o paciente procure atendimentos médicos para fazer um acompanhamento adequado na alimentação. 

2. Prática de exercícios físicos 
A prática regular de exércitos físicos é um outro fator que influencia tanto na saúde, quanto na prevenção do câncer. 

A obesidade poder ser outra causa importante para o surgimento do câncer de próstata, dificultando o tratamento da doença. 

Portanto, ter a prática de exercícios físicos, incluídos na rotina, é de mega importância para a regulação do peso corporal e também para o trabalho de variadas doenças, como a hipertensão e a diabetes. 

Adquirir esse prática pode ajudar na prevenção de todos os tipos de câncer. 

3. Evitar o consumo de tabagismo 
De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz, a taxa de mortalidade por câncer de próstata em fumantes é de 52%, quando comparada com outros fatores como sedentarismo e má alimentação. 

Dessa forma, evitar o tabagismo, com certeza, fará uma grande diferença na prevenção. 

OBS: Quanto mais cedo procurar ajuda médica, maiores serão as possibilidades de tratamento do câncer, podendo até ter a chance de cura. 

Ter uma rotina de consultas médicas é importantíssimo! 

O CÂNCER DE PRÓSTATA NÃO É BRINCADEIRA. PREVINE-SE! 


FONTES DE PESQUISA: 

CÂNCER DE PRÓSTATA 
10 SINAIS E SINTOMAS DO CÂNCER DE PRÓSTATA 
COMO PREVINIR O CÂNCER DE PRÓSTATA 

Repórter: Sarah Sena