Você sabe o que é o "Agosto Lilás"?

É uma campanha contra a violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída pela Lei Estadual n° 4.969/2016 com intuito de conscientizar e reforçar a lei Maria da Penha e noticiar a sociedade que está na hora da violência contra a mulher acabar.

A campanha se iniciou em 2016, idealizada pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM) reunindo diversos parceiros governamentais e não-governamentais para comemorar os 10 anos da lei Maria da Penha e trazer movimentos como rodas de conversa, pelestras e seminários de conscientização.
Desde então, o movimento vem se fortalecendo e se estabelecendo e já alcançou um público de 419.404 pessoas, de 2016 a 2020.

De forma inédita, a campanha produziu material educativo sobre a lei Maria da Penha para mulheres com deficiência auditiva, mulheres com deficiência visual e mulheres com etnias Guarani e Terena. Elas receberam CD's em áudio com leitura em braile, DVD's em libras para mulheres com deficiência auditiva e cartilhas traduzidas nas línguas indígenas.

Curiosidade
A lei 4.069/2016 criou o programa "Maria da Penha vai a escola ", a partir daí foram criados também os programas: Maria da Penha vai à igreja, Maria da Penha vai ao campo, Maria da Penha vai à empresa, Maria da Penha vai à aldeia, Maria da Penha vai ao quilombo, Maria da Penha vai ao bairro, Maria da Penha vai à feira.

Diferente do que muitas pessoas acham, a violência contra a mulher não é só física, também existe violência psicológica, sexual, moral e patrimonial.
Existem instituições para ajudar as mulheres que sofrem violência doméstica ou familiar, o mais conhecido é o 180.

Se você sofre algum tipo de violência, não exite em procurar ajuda, ligue 180. Você não precisa passar por isso sozinha.

Reporter: Maria Victória
Redatora: Cassiane Araújo