Essa é uma pergunta bastante comum entre alguém que desejam cursar o ensino superior, é comum que muitos estudantes do ensino médio não saibam que faculdade fazer, essa é uma questão muito frequente entre aqueles que desejam matricular-se no ensino superior, afinal, trata-se de uma escolha significativa e que terá um grande impacto tanto na carreira quanto na vida pessoal. A excelente notícia é que há diversas maneiras de facilitar um pouco essa escolha. 


Primeiramente, com certeza, e se conhecer melhor. É necessário saber mais sobre quem você é, entender o que curte e o que não curte fazer e que sonhos e expectativas você tem para o futuro.



Aqui iremos te mostrar 5 dicas que podem te ajudar nessa escolha tão importante!



1. Visualizar seu futuro



É importante refletir sobre seu futuro e visualizar onde você deseja estar em alguns anos. Certifique-se de ser realista ao considerar as possibilidades e, em seguida, planeje os passos necessários para alcançar seus objetivos.



2. Escolha uma grande área



É necessário ter que conhecer as três grandes áreas do conhecimento.



• Ciências Humanas



• Ciências Exatas



• Ciências da Natureza



E assim, classificá-las conforme o interesse pessoal.



• Desperta meu interesse



• Não me interessa tanto, mas é possível encontrar um curso legal



• Não me Desperta interesse



3. Converse ou veja vídeo de pessoas que estão na faculdade



Eles podem fornecer visões sobre as aulas, o conteúdo estudado, as oportunidades de estágio e outros aspectos relevantes para ajudar na sua decisão.



4. Conhecer as possibilidades que o curso oferece



Ao escolher um ou mais cursos, é importante explorar a realidade da profissão. Participar de feiras de profissões e conversar com alunos e profissionais da área em stands pode ser uma ótima oportunidade. Além disso, buscar pessoas do setor para conversar, seja pessoalmente ou online, e até mesmo visitar locais de trabalho para vivenciar a rotina da área são formas adicionais de conhecer melhor as possibilidades.



5. Liste as faculdades que você deseja estudar



Você também pode criar uma lista das faculdades onde deseja estudar, considerando critério como localização, qualidade do corpo docente, currículo, mensalidade, método de ensino, entre outros. Isso ajudará a tomar uma decisão adequada, levando em conta o que cada instituição pode oferecer. Verificar a nota dos cursos de graduação, determinada pelo Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) a cada três anos, também é importante para avaliar a qualidade da faculdade.



Então para finalizar, você precisa só começar. Você só vai descobrir se é possível ou não depois de começar! Mesmo que ainda não esteja nas condições ideais, que seja devagar ou de uma maneira diferente da que você imaginou: comece!

É mais fácil adaptar os passos ao longo do caminho do que esperar a situação perfeita para começar a progredir!


Repórter: Fernanda Ferreira

Redatora: Cassiane Araujo